Boticário cria unidade de tecnologia para aprimorar programas de fidelidade

Unidade com time dedicado e tecnologia proprietária conseguiu otimizar o tempo de entrega de melhorias para consumidores

Author Photo
1:50 pm - 29 de junho de 2022
Imagem: Shutterstock

O Grupo Boticário criou uma unidade dedicada a aprimorar a experiência dos programas de fidelidade das suas marcas de consumo – O Boticário, Quem Disse, Berenice? e BeautyBox. Juntas, segundo a empresa, elas somam uma base de 55 milhões de consumidores.

A nova unidade também visa dar conta da complexidade e volume de dados gerados pelos programas de fidelidade, que possuem operação omnichannel. Consumidores das marcas podem acumular pontos e resgatá-los nas lojas físicas, e-commerce e no aplicativo.

“Existe muita tecnologia envolvida para que as ofertas superem as expectativas dos clientes e tragam uma boa experiência de consumo”, lembra Renato Pedigoni, diretor executivo de Tecnologia do Grupo Boticário. “Para garantir a fidelização e encantamento dos nossos clientes, precisamos surpreendê-los com dinâmicas personalizadas e com alto nível de estabilidade tecnológica. Nos últimos anos, aceleramos a nossa estratégia digital e de tecnologia. Entendemos, portanto, que também era o momento de aprimorar a oferta dos nossos programas de fidelidade”, complementa.

Leia mais: Serviços são a aposta da Microsoft para mercados de consumer e B2B 

O novo motor de tecnologia e times dedicados ampliam a infraestrutura em busca de atender o alto volume de dados e de ingestão, que chega a cerca de 1 milhão de novos registros por semana. A comunicação externa dos programas é atendida por meio de microsserviços desenvolvidos com tecnologias open source e serviços em nuvem como DynamoDB, QLDB, OpenSearch e AppSync, entre outros. Segundo a companhia, essa combinação entrega mais produtividade e capacidade de escala sob demanda.

“Por meio de pipelines automatizados de continuous integration e continuous delivery, o time responsável pelo produto conseguiu otimizar o tempo de entrega de melhorias para os consumidores. A implementação de uma funcionalidade que demoraria no mínimo seis meses com os fornecedores diversos para cada uma das marcas, agora é centralizada na equipe interna utilizando a nova solução, que ainda conta com o consumo otimizado, facilidade de escala e recursos de monitoramento e telemetria muito mais eficientes”, finaliza Renato.

A nova arquitetura oferece também mais flexibilidade e personalização aos programas de fidelidade para os diferentes modelos de negócio e marcas do Grupo Boticário. Por meio de uma camada intermediária de comunicação entre APIs, o sistema foi substituído com poucas alterações nos canais de venda, do o aplicativo e o site, até software utilizado nas mais de 4. 000 lojas.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.