BNDES e Embrapii anunciam fundo de R$ 145 mi para inovação industrial

Progama busca startups e PMEs com soluções de bioeconomia florestal, combustíveis, economia circular, transformação digital e outros

Author Photo
9:17 am - 23 de março de 2023
mulher, data center, inovação, BNDES, tablet Foto: Shutterstock

O BNDES e a Embrapii anunciaram um fundo de R$ 145 milhões para o desenvolvimento de soluções inovadoras por meio do programa Inova+, que entra em seu segundo ano. A iniciativa busca empresas de todos os portes, incluindo PMEs e startups.

O programa tem como foco o apoio a projetos que desenvolvam soluções em bioeconomia florestal, novos combustíveis, economia circular, transformação digital, saúde, materiais avançados e defesa.

Igor Nazareth, presidente interino da Embrapii, destaca também a importância das empresas de menor porte dentro do escopo do programa.

Leia também: Busca por tecnologia SaaS cresce 19,1% no Brasil

“A parceria do BNDES com a Embrapii amplia o acesso aos recursos de inovação pelas empresas brasileiras, especialmente as de menor porte, segmento que deve ser priorizado no contexto de industrialização no Brasil. Também é um instrumento estratégico para o desenvolvimento industrial sustentável, uma demanda urgente”, ressalta.

Retrospecto e inscrições

Hoje, o Inova+ conta com 23 projetos envolvendo nove unidades Embrapii e 26 empresas nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Bahia, Rio de Janeiro, Pará, Amapá, Rondônia, Amazonas, Paraná e Rio Grande do Sul. Uma das intenções do programa é o desenvolvimento tecnológico da região Norte, com foco na inovação sustentável.

Em dezembro, a Embrapii credenciou mais quatro institutos de pesquisa como Unidades Embrapii, no Pará e em Tocantins. Com isso, os projetos apoiados contarão, em 2023, com o reforço técnico na região de grupos de pesquisa da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Instituto Senai de Inovação (ISI) do Pará. O modelo prevê aporte de até 50% do valor dos projetos desenvolvidos na região Norte.

O acesso ao programa não exige publicação de edital e tem fluxo contínuo. As empresas podem contatar diretamente uma das 26 Unidades Embrapii habilitadas no Inova+ distribuídas pelo país e apresentar suas demandas para soluções inovadoras que estejam dentro do escopo da iniciativa.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.