BNDES aprova R$ 118,8 milhões para inovação no Grupo WEG

Empresa deve investir, até 2025, em desenvolvimento de materiais e motores elétricos mais eficientes nas unidades de Jaraguá do Sul (SC)

Author Photo
4:30 pm - 16 de fevereiro de 2024
BNDES, WEG

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 118,8 milhões voltado para a inovação e destinado ao catarinense Grupo WEG. O dinheiro será aplicado em projetos de digitalização e descarbonização executados até 2025, incluindo pesquisa de novos materiais e desenvolvimento de motores elétricos.

O plano da WEG será conduzido pela equipe de pesquisa, desenvolvimento e inovação em Jaraguá do Sul (SC), onde fica a sede da companhia. Estão previstos o desenvolvimento de produtos mais eficientes, sustentáveis e digitais, incorporação de tecnologias 4.0, conectividade entre máquinas e sistemas de monitoramento em tempo real.

Leia mais: Nvidia se torna 4ª empresa mais valiosa do mundo, superando Alphabet e Amazon

Na lista também parecem o desenvolvimento de materiais para motores elétricos, visando reduzir perdas de fabricação; novas topologias de motores elétricos, como motores lineares para atender necessidades de mobilidade elétrica.

Em comunicado, José Luis Gordon, diretor de desenvolvimento produtivo, inovação e comércio exterior do banco, diz que o investimento contribui com uma indústria nacional “mais inovadora e digital, verde, exportadora e produtiva”. A iniciativa, diz o executivo, está alinhado ao plano recém-anunciado do Governo Federal, o Nova Indústria Brasil.

“Com o apoio do BNDES, um parceiro histórico da indústria brasileira, estamos impulsionando não só o nosso compromisso com o avanço tecnológico no Brasil, mas criando soluções que agregarão valor à economia e trarão oportunidades à sociedade como um todo”, diz André Menegueti Salgueiro, diretor de finanças e relações com investidores da WEG.

Em 2022, a WEG lançou um programa de carbono neutro, com meta de reduzir em 52% as emissões de gases de efeito estufa até 2030.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.