Blockchain e IA já estão maduros para aplicação nos negócios?

Projetos com tecnologia de ponta esbarram em necessidades práticas e resistência das lideranças

Author Photo
7:49 pm - 12 de junho de 2020
blockchain ia

A discussão sobre o uso de soluções de blockchain voltou a ter destaque na agenda do IT Forum@Home nesta sexta (12). Durante o painel “Blockchain, AI e o imperativo da inovação num novo contexto econômico”, dois líderes de tecnologia: Wilson Leal, diretor de TI na Tokio Marine e Marcos Camillo, CIO da Copel comentaram as tendências emergentes no setor.

A conversa foi mediada pelo sócio-diretor da IT Mídia Vitor Cavalcanti. Na abertura da edição de 2020 do evento, o pesquisador Don Tapscott já havia feito um chamado para inovação, explicando algumas das áreas que poderiam se beneficiar do conceito.

 

 O encontro entre TI e business

Camillo, que migrou da área de negócios para a diretoria de TI, listou cases do uso de novas tecnologias pela companhia de energia do Paraná. Em um dos projetos, o time reuniu IA, analytics, georreferenciamento e câmeras para a poda inteligente de árvores. “Por ser um projeto complexo e amplo, trouxe uma série de dificuldades tecnológicas”, comenta o CIO da Copel.

Em um segundo momento, a empresa do setor de energia usou inteligência artificial para fazer uma análise preditiva do pagamento de consumidores em atraso. O executivo explica que, em alguns casos, é mais fácil esperar pelo pagamento do cliente, já que o corte da energia gera custos para a empresa. Além disso, o pagamento atrasado ainda gera um valor de multa.

“Foram três anos de sofrimento até chegarmos na solução. A gente entrou com a inteligência para ter uma predição do cliente. Saber quando é que ele vai pagar a conta de luz [atrasada]. Fizemos uma predição para estabelecer a data de cortes”, comenta Camillo.

 

Caminho bloqueado para o blockchain

Sobre blockchain, o diretor da Tokio Marine é enfático: “a complexidade de implementar um projeto com essa tecnologia ainda é muito grande”. Leal comentou que o HQ da seguradora japonesa realiza algumas trocas de informações com uso da tecnologia. No entanto, não há nenhum projeto implementado de blockchain na Tokio Marine do Brasil.

Além da necessidade de um grau maior de estudo a respeito da tecnologia, o executivo aponta que a cooperação do mercado também pode ser um entrave.

“É complexo a gente começar a escolher uma tecnologia dessas e outra seguradora começar com outra tecnologia. A gente não acha profissionais no mercado para desenvolver e a principal complexidade é onde encaixar o blockchain. Vale a pena parar um projeto estratégico para colocar blockchain no meio do caminho? Esse custo, essa descoberta é muito mais tecnologia do que business”, argumenta Leal.

 

IA vai no caminho contrário?

Por outro lado, Leal tem uma visão mais otimista sobre o uso de IA. “Inteligência artificial  é a grande tecnologia que vai impulsionar as empresas nos próximos anos”. Dentre os usos listados pela operadora de seguros estão o machine learning para pagamento automatizado de sinistros e soluções mais cotidianas, como chatbots para o atendimento de clientes externos e internos.

Um dos desafios listados pelos dois líderes de TI é o convencimento de que vale a pena investir nas tecnologias e que elas terão bons resultados. No exemplo dos pagamentos atrasados, Camillo acrescentou que conseguiu fazer a empresa “largar o Excel”, mas só depois de um bom trabalho de convencimento da diretoria.

Para Leal, “a experiência negativa gera um bloqueio nas lideranças”. Por este motivo, é e estratégico que essa comunicação e o desenvolvimento dos projetos tenham o suporte da área de negócios.

 

Oportunidades de transformação

Durante o painel, o gerente de estudos da IT Mídia Pedro Hagge também apresentou destaques das pesquisas realizadas pela empresa. Os levantamentos ouviram CIOs e líderes de TI das principais companhias do país sobre blockchain, IA e outras tendências. Tanto o levantamento sobre as tendências de investimentos em tecnologia pré e pós-pandemia quanto o eBook “Transformação Acelerada”, originado de um levantamento inédito com CIOs sobre a liderança durante a crise, estão disponíveis para download gratuito no site da IT Trends.

Na quinta (11), o formato Breakouts – painéis temáticos com temas relacionados às principais tendências da indústria de TI – já haviam recebido discussões sobre como o mundo dos serviços mudou pós-pandemia, aplicação da cultura de dados nas companhias e o papel estratégico dos CIOs após a aceleração da transformação digital. Para acompanhar a cobertura completa do IT Forum@Home, fique ligado no IT Forum 365.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.