Black Friday promete movimentar mais de R$ 6 bi no Brasil

Segundo ABComm, entretanto, crescimento em comparação a edição passada será tímido - preço do frete pode ser um dos fatores

Author Photo
8:53 am - 06 de outubro de 2022
e-commerce faturamento Imagem: Shutterstock

Durante o período da Black Friday, o e-commerce brasileiro deve apresentar um crescimento tímido em relação a edição do ano passado, segundo projeção da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). A entidade espera que as vendas no ambiente online cresçam 3,5% em relação a 2021, chegando a movimentar R$ 6,05 bilhões. Já o número de pedidos deve ultrapassar os 8,3 milhões.

O crescimento tímido, na análise da ABComm, é uma tendência para as datas especiais deste ano. O e-commerce cresceu em média 3% no primeiro semestre de 2022 em relação aos primeiros seis meses de 2021, um pouco abaixo dos 5% previstos. Segundo a entidade, os motivos orbitam variáveis, como o aumento dos combustíveis, já que a recente diminuição do preço não se aplicou ao diesel – que é responsável pela maior parte do transporte de produtos.

A menor oferta de frete grátis também impacta as vendas, destacou a ABComm que, em pesquisa, aponta que o preço do frete pode influenciar até 90% a decisão de compra de um item nas vendas pela internet. Outros motivos, como o boom do e-commerce na pandemia, o retorno das vendas presenciais e eventos como Copa do Mundo e eleições 2022 também podem afetar as vendas.

Quanto às categorias, as mais aquecidas este ano serão: telefonia, eletrônicos, informática, eletrodomésticos e eletroportáteis, moda, beleza e saúde.

O relatório também chama atenção para o crescimento da modalidade “pick up in-store”, na qual o cliente faz o pedido on-line e retira presencialmente na loja. A categoria apresentou crescimento de 139% em 2021. Os dados demonstram a importância de o varejo on-line caminhar sempre ao lado do modelo tradicional.

“É importante que as empresas estejam atentas às pesquisas e aos órgãos que estudam o movimento do mercado para traçar estratégias que auxiliem na tomada de decisões. Apesar dos desafios da economia e do crescimento leve no setor, o volume de receita é um estímulo aos empreendedores nessa data”, explica Alexandre Crivellaro, diretor de inteligência de mercado da ABComm.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.