Notícias

Black Friday: brasileiros pretendem gastar mais de R$ 1.000 em 2019

Uma pesquisa realizada pelo Zoom, plataforma de comércio eletrônico, indica que 60% dos brasileiros pretendem gastar mais de R$ 1.000 na Black Friday.

Realizada com 4.398 entrevistados, 95% afirmam que pretendem ir às compras. Também foi indicado que, em relação ao ano passado, 90% não tiveram problemas com as compras realizadas.

O Zoom revela, ainda, que o público brasileiro se mostra mais consciente sobre suas necessidades de compra. Dos entrevistados, 98% afirmam que buscam informações e monitoram preços dos produtos desejados.

Os itens mais procurados para a data são eletrodomésticos (56%), eletrônicos (50%) e celulares (48,5%). Independente do produto, porém, 74% citam que o preço é o principal fator na tomada de decisão.

Em relação ao mesmo período do ano passado, 47% dos que responderam afirmaram ter comprado na Black Friday 2018.

Ainda em relação aos valores gastos, 25% dos entrevistados pretendem ficar na faixa dos R$ 500 a R$ 1.000; 11% pretendem gastar de R$ 200 a R$ 500; e 3% até R$ 200.

A pesquisa do Zoom ainda indica que 66% dos entrevistados pensam em antecipar suas compras de Natal na ocasião. Inclusive, sobre o 13º salário, 67% responderam que não pretendem gastá-lo nesta Black Friday.

Físico vs online

Sobre a pesquisa, Thiago Flores, CEO do Zoom, diz que “os consumidores estão cada vez mais comprando consciente”. Ele relaciona que os descontos expressivos e a capacidade de atender bem o cliente, aliados a investimentos em logística e infraestrutura, devem proporcionar “uma boa experiência de compra”.

Um estudo do Capgemini Research Institute indica que o futuro está cada vez mais online. No caso do atendimento, quase 70% dos entrevistados afirmam que, nos próximos três anos, deverão substituir os ambientes físicos de compras.

De acordo com o levantamento do Zoom, a Black Friday deste ano terá como prioridade as lojas online (52%). Os entrevistados que deverão comprar nos dois ambientes (online e físico) correspondem a 46,5%. Já os que devem comprar somente em lojas físicas são 1,5%.

Riscos da época

A Black Friday, assim como outras épocas festivas do ano e com grande alcance de público, também traz seus perigos. Ameaças de phishing, por exemplo, costumam sempre aparecer na tentativa de atrair potenciais vítimas.

A Kaspersky divulgou em agosto que somos o país número um do mundo em casos de phishing. Foram 92 milhões de ataques bloqueados nos últimos 12 meses pela empresa de segurança e tecnologia.

Em casos como a Black Friday, criminosos iludem as vítimas criando páginas com ofertas falsas. Assim, aquela TV que regularmente custa R$ 2.000 (por exemplo), aparece em um site por R$ 500; por si só, a oferta atrai a vítima e pode fazer com que ela caia num golpe.

Portanto, é preciso sempre estar ciente sobre qual site está sendo utilizado, se ele aceita múltiplos meios de pagamento e pesquisar sua autenticidade.

Sites de varejo, lojas convencionais e marketplaces contam, também, com selos para ilustrar que são ambientes seguros. Assim, pesquise muito bem não somente os produtos, mas os meios onde estão disponibilizados.

Recent Posts

Novos executivos da semana: OutSystems, V8.tech e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago

Lua: conheça a linguagem de programação brasileira que conquistou o mundo dos games

Em 1993, Roberto Ierusalimschy, Luiz Henrique de Figueiredo e Waldemar Celes, trio de membros do…

1 dia ago

ChatGPT registra pico histórico de receita com lançamento do GPT-4o

O ChatGPT experimentou um salto sem precedentes em sua receita, impulsionado pelo lançamento do GPT-4o,…

2 dias ago

Nebraska processa TikTok por violação das leis de proteção ao consumidor

O estado de Nebraska tomou medidas legais contra o TikTok, acusando o popular aplicativo de…

2 dias ago

Formação e emprego em TI: 4 oportunidades na área

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Sensedia lança assistente de IA para gerenciamento de API

Durante a conferência global de clientes APIX 2024, a Sensedia anunciou o lançamento do Sensedia…

2 dias ago