BlaBlaCar anuncia planos de adquirir concorrente na França

Francesa Klaxit é especializada em deslocamentos diários de curtas distâncias e dará ao BlaBlaCar entrada no segmento corporativo e público

Author Photo
10:30 am - 16 de março de 2023
BlaBlaCar app Foto: Shutterstock

O aplicativo de caronas BlaBlaCar anunciou essa semana a intenção de compra da startup francesa Klaxit. Criada em 2012, a empresa é especializada em deslocamentos diários para as necessidades de empresas e instituições públicas.

A aquisição, segundo a BlaBlaCar, visa aumentar a oferta de caronas de curta distância do BlaBlaCar Daily, aplicativo lançado em 2018 que permite o deslocamento de casa para o trabalho para otimizar o uso de veículos particulares no dia a dia. A aquisição também daria entrada no segmento de administrações públicas e empresas.

Somente em 2022, a Klaxit foi responsável por mais de 2,6 milhões de viagens na França.

Leia também: Hotmart adota ChatGPT para apoiar a criação de cursos online

“Combinando nossas forças com as da BlaBlaCar, permitiremos que milhões de franceses que atualmente viajam sozinhos em seus carros no dia a dia possam compartilhá-lo e ter um impacto social e ambiental real”, comentou Julien Honnart, cofundador e CEO da Klaxit.

BlaBlaCar sustentável

O novo investimento da BlaBlaCar vai de encontro a um novo plano do governo francês para promover caronas, com o objetivo de reduzir a emissão de poluentes. Em dezembro do ano passado, o governo local lançou o “Plano nacional diário de caronas”, que envolve um pacote de medidas e investimento superior a 150 milhões de euros para 2023 com o objetivo de atingir mais de 3 milhões de viagens diárias de carona no país até 2024.

O governo francês espera que, com essas medidas, sejam economizados 4,5 milhões de toneladas de CO2 por ano.

Nicolas Brusson, cofundador e CEO da BlaBlaCar, explica que: “2023 deve ser o ano para mudar a escala de carona. Ainda temos um longo caminho a percorrer antes que o uso otimizado de carros particulares se torne um hábito para a maioria dos usuários de carros, mas agora é a hora de seguir em frente”.

Sobre a possibilidade de lançar o aplicativo no Brasil, Brusson garante que “na França, há um incentivo direto, inclusive econômico, para o uso da carona. Para a carona diária, é essencial que seja estabelecido um modelo público-privado, e temos interesse em lançar este modelo no Brasil, se este cenário for possível em um nível institucional”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.