Biometria digital e facial coloca prova de vida na palma da mão

Solução criada pela Dataprev possibilita ao beneficiário a comprovação sem sair de casa

Author Photo
2:00 pm - 16 de outubro de 2019
fotos Ricardo Benichio

Desde 2012, o INSS exige dos beneficiários a comprovação de vida pessoalmente, uma vez por ano, em agências bancárias ou postos da entidade, para evitar fraudes. Mas esse processo, que vem causando transtornos para muitas pessoas com dificuldades de locomoção, está com os dias contados.

A solução, desenvolvida pela Dataprev, é resultado da parceria com o INSS, que vem avançando na trilha do digital para facilitar a vida do cidadão. “Usamos biometria digital e facial para a identificação do beneficiário, que poderá comprovar que está vivo por meio de um smartphone, acessando o aplicativo Meu INSS. É necessário que tenha cadastrado as digitais em algum órgão do governo, por exemplo, para o título de eleitor”, explica Christiane Edington, presidente da Dataprev.

Essa evolução, não somente tecnológica, mas também social, concedeu à Dataprev o prêmio de As 100+ Inovadoras no Uso de TI 2019, na categoria Setor Público. Segundo Christiane, fruto do trabalho realizado pelo núcleo de inovação da estatal, que está sempre atento às oportunidades e pronto para transformar boas ideias em produtos e serviços inovadores.

“Especialmente nesse projeto, a ideia surgiu de um hackathon promovido internamente e a selecionada veio de um de nossos colaboradores do Ceará, que tomou como motivação as dificuldades enfrentadas pela avó para realizar a prova de vida. Agora, essa facilidade vai atingir imediatamente 35 milhões de cidadãos brasileiros, que precisam continuar recebendo seus pagamentos”, conta a executiva, que assumiu a presidência da Dataprev em março deste ano, também com o compromisso de acelerar o digital nos serviços públicos.

Como funciona?

Basta acessar o app Meu INSS e procurar pela nova funcionalidade “Prova de Vida”. O sistema, simples e intuitivo, dará orientações de como posicionar a mão na frente da câmera do smartphone para que seja feita a captura das digitais e a conferência das informações com a base de dados do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que já possui cerca de 100 milhões de dados biométricos.

Para reconhecimento facial, instruções de como movimentar a cabeça, piscar, olhar para cima, para baixo ou para os lados, irão facilitar a ação do usuário para comprovar por meio de movimentos que está vivo. O resultado, confirmando ou não a prova de vida, é informado após o procedimento. Quem preferir, poderá continuar fazendo a comprovação presencialmente nos bancos.

Christiane informa que o projeto-piloto, colocado em prática no mês de agosto deste ano, em 15 municípios de diferentes regiões do País, registrou cerca de 70% das pessoas identificadas com sucesso. As outras 30% não obtiveram êxito por falta de cadastro de digitais em órgãos do governo, ou por baixa qualidade da captura de imagem.

O processo de implantação do Prova de Vida Digital estará concluído em janeiro de 2020 e será o 91º serviço do órgão a ingressar na era da automatização, como parte da evolução do INSS na jornada de transformação digital.

Finalistas do prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI na categoria Setor Público

1º Dataprev – Christiane Edington, presidente

2º Prodam-SP – Daniel Ramalho, diretor-presidente

3º Prodabel – Thiago Rangel, superintendente de negócios

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.