Bill Gates pede distribuição justa de vacina contra Covid-19

Fundador da Microsoft e filantropo espera que medicamentos não seja direcionados apenas "para quem pode pagar mais"

Author Photo
4:48 pm - 15 de julho de 2020
vacina bill gates

Se depender de Bill Gates a vacina e os remédios contra o novo coronavírus não terão monopólio de quem pode pagar mais. Ao menos, é nisso que o filantropo, bilionário e fundador da Microsoft acredita. No último sábado (11), Gates participou de uma conferência sobre o o tema e espera que a distribuição das medidas contra o vírus seja igualitária.

O empresário afirma que “se deixarmos vacinas e medicamentos irem para quem pode pagar mais no lugar das pessoas e países onde são mais necessários, teremos uma pandemia mais longa, injusta e letal”. Além disso, Gates também é taxativo sobre o comportamento dos líderes nesse período: “precisamos de líderes que tome decisões difíceis sobre distribuição baseada em igualdade”.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pretende distribuir 2 bilhões de doses da vacina contra a covid-19 até 2021. A iniciativa, chamada de Covax Facility, é uma ação global que pretende garantir acesso justo e igualitário às vacinas contra a doença. O projeto é uma parceria da Aliança Global para Vacinas e Imunização (Gavi) – fundação criada por Gates – e da Coalização para Inovações em Preparação para Epidemias (Cepi).

Até o momento, 165 países estão envolvidos na ação global. O Brasil é parte da iniciativa, que deve cobrar de cerca de 75 países pelas doses de vacinas. No entanto, estima-se que o governo brasileiro invista US$ 2 bilhões para comprar doses da vacina capazes de imunizar 20% da população. Há ainda outros 90 países mais pobres também devem colaborar com o projeto, recebendo as doses como doação.

Saiba como fica mercado para empresas de seguros após a Covid-19

Briga com Trump e teoria da conspiração

Ao denunciar a “lógica de mercado”, Gates aponta claramente para os Estados Unidos e seu presidente, Donald Trump. Em junho, os EUA compraram quase todo o estoque mundial do medicamento remdesivir, que é apontado como eficaz no tratamento da doença. Ou seja, os norte-americanos já usaram de sua força durante a pandemia para a compra de respiradores e equipamentos para uso de profissionais da saúde, vale lembrar.

Assim, o alerta de Gates sobre a vacina vem bem a calhar. Com uma várias versões do medicamento em desenvolvimento, nada indica que essa prática de usar sua força comercial não será repetida por Trump. Por conta de seu posicionamento, o bilionário e fundador da Microsoft se tornou alvo de uma série de fake news e teorias da conspiração de que teria desenvolvido o vírus para lucrar com o desenvolvimento de uma vacina.

 

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.