Categories: Notícias

Bill Gates discorda da Apple: FBI não quer criar backdoors

Na última semana, a internet foi tomada pela briga de Tim Cook, CEO da Apple, e o FBI. O motivo foi que o líder da empresa de Cupertino não quis colaborar no caso do atirador de San Bernardino, no qual a empresa foi solicitada a desbloquear o iPhone do suspeito. Para isso, seria preciso criar um backdoor – basicamente uma porta pela qual os agentes da lei poderiam entrar no dispositivo e verificar as informações – quaisquer que sejam. Mas, para Gates, a situação não é bem essa.
Em entrevista ao Financial Times, o executivo afirmou acreditar que o que o FBI quer é apenas o acesso a uma única conta – e não a criação de um software que possa ser mal utilizado por cibercriminosos para burlar o sistema como um todo.
“Ninguém está falando de um backdoor, então essa não é a pergunta correta. Esse é um caso específico em que o governo está solicitando informações. Eles não estão pedindo uma coisa geral, estão pedindo para um caso específico”, afirmou.
Para ele, o mesmo acontece quando a justiça solicita a quebra de sigilo de contas bancárias ou de chamadas telefônicas de suspeitos. “A Apple tem acesso à informação e ela está apenas se recusando a fornecê-la”, observou. “Quando um banco é solicitado a entregar informações sobre uma pessoa, eles estão admitindo que podem fazer isso com muitas outras. Eles [a Apple] estão esperando pela alta corte para esclarecer o que devem fazer”, afirmou Gates.
Embora pareça ser contra a empresa de Steve Jobs, o fundador da Microsoft ressalta que isso não quer dizer que ele está a favor do FBI. Ele acredita apenas que a população e os tribunais precisam decidir quanto poder a agência deveria ter.
“Acredito que, com as garantias adequadas, há casos em que o governo pode agir em nosso nome, como parar o terrorismo, coisas que podem piorar no futuro. Mas, para dar o outro lado – claramente o governo historicamente coletou informações e as usou de maneiras que não esperávamos“, contou à Bloomberg. “Acredito que há salvaguardas com as quais o governo não precisa ser completamente cego.”

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

2 dias ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

2 dias ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

2 dias ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

2 dias ago