“Benjamin para ERPs”: como a Znap Technologies quer crescer com adaptadores customizados para sistemas de gestão empresarial
Fundada por dois ex-Sony, Znap dobrou de tamanho nos últimos dois anos e aposta em inteligência artificial para repetir o feito em 2025
Ainda que seja uma empresa jovem, a história da Znap Technologies começa há mais de 20 anos. Veteranos da indústria de tecnologia, Ricardo Junqueira, CEO, e Luciano de Medeiros, CTO, ambos sócios-fundadores da companhia, se conheceram no final da década de noventa em um encontro inusitado: enquanto Medeiros aguardava uma entrevista na recepção do RH da Sony, em São Paulo, Junqueira estava no mesmo lugar para seu primeiro dia de trabalho.
Logo, ambos começaram a trabalhar juntos na gigante japonesa – Ricardo na área de vendas e Luciano na de tecnologia. Ao longo dos anos, os dois cresceram dentro da companhia. Enquanto Junqueira ocupou múltiplas posições em vendas e marketing, até chegar à presidência da Sony no país, Medeiros evoluiu na área de TI até alcançar o cargo de diretor de Tecnologia.
Anos depois, em 2020, os ex-colegas de Sony retomaram o contato para relembrar dos tempos de parceria na fabricante japonesa. Um dos temas discutidos foi a dificuldade que enfrentavam em lidar com o sistema de gestão empresarial (ERP) adotado pela organização japonesa na época.
“A Sony tinha uma operação muito complexa no Brasil. Tinha fábrica em Manaus, importação de peças para fabricação local, transportes para São Paulo, onde era o centro de distribuição. Eram muitas especificidades que o ERP não conseguia reproduzir na hora. A gente sofreu na pele, mas desenvolveu um sistema internamente que estava integrado ao ERP e que o ajudava a performar melhor”, conta Ricardo em entrevista ao IT Forum.
Desta experiência compartilhada surgiu a Znap. A ideia foi fundar uma empresa dedicada a otimizar as ferramentas de ERP para atender a demandas específicas de organizações. A Znap faz isso por meio do que Medeiros chama de um software “adaptador”, conectado via APIs. “É como se fosse o Benjamin da tomada”, explica o CTO da companhia. “A gente faz com que cada ERP do mercado fale com essa nossa camada e, a partir daí, é nosso software que funciona.”
Leia também: Hering adota ERP em nuvem para transformar lojas franqueadas
A Znap foi oficialmente concebida durante a pandemia da Covid-19. Ricardo lideraria a equipe de consultoria, dedicada a identificar quais eram as incompatibilidades entre os ERPs de mercado e os objetivos de negócio dos clientes. Luciano, por sua vez, estaria à frente da equipe técnica, responsável pelas soluções de software e aplicativos que se acoplariam aos ERPs para resolver esses desafios.
Os primeiros clientes chegaram em 2022, o primeiro ano operacional da organização. Hoje, a Znap atende empresas como a Nissin, a Usina Hidrelétrica de Jirau, em Rondônia, e a maior fabricante global de aparelhos auditivos, a sueca Sonova. A plataforma da companhia é, por essência, “agnóstica”, ou seja, é capaz de se conectar a ERPs como Totvs, SAP, Oracle e Sênior, para preencher lacunas que não atendam às demandas dos clientes.
“Quando a gente começa um trabalho com uma empresa, o início é uma consultoria. Mapeamos qual é a incompatibilidade, vamos fundo nela e sugerimos uma solução. Na maioria das vezes, essa solução é um software”, conta Junqueira. Além de soluções customizadas, a empresa também tem aplicativos “de prateleira”, voltados para desafios comuns enfrentados por empresas com seus ERPs – como um aplicativo para planejamento orçamentário e outro para gestão de lucros e perdas.
Desde sua chegada ao mercado, a Znap conseguiu dobrar seus negócios de 2022 para 2023 e, novamente, do ano passado para 2024. A equipe, de 15 pessoas, também dobrou de tamanho em um ano. Para o próximo ano, a empresa prevê novamente dobrar suas operações. “Estamos bastante confiantes na maneira como estamos nos posicionando, então vamos começar a acelerar um pouco mais”, pontua o CEO.
Um dos potenciais enxergados pela companhia é o de cross-sell dentro dos nove clientes já existentes: de acordo com Junqueira, não é incomum que diferentes áreas de negócio de uma mesma empresa cliente busquem a Znap para criar novas customizações para suas demandas específicas de ERP.
Para alcançar a meta, uma das apostas é na adoção de mais ferramentas de inteligência artificial nas soluções da empresa e na própria operação – como o uso do GitHub Copilot para apoiar desenvolvedores e de agentes de IA para programação. “Estamos injetando inteligência artificial (IA) em tudo quanto é lugar”, brinca o CTO da Znap.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!