Notícias

Becomex Lab investe em cultura colaborativa para alcançar profissionais

A Becomex Lab aumentou em 46% o seu quadro de funcionários, preenchendo 100% das vagas. Esta é a divisão da Becomex focada na formação e desenvolvimento de profissionais de TI, cultura humana e na geração de novas tecnologias.

A divisão tem seis meses de vida e já se tornou referência em tecnologia para os profissionais em Joinville. Ela aposta em cultura colaborativa e inovação para criar ambientes mais saudáveis.

Atualmente situada em Joinville (SC) e Campinas (SP), a Becomex Lab conta com mais de 80 profissionais na área de desenvolvimento. Para isto, o vice-presidente de produtos da Becomex, Rogério Borili, cita que houve uma mudança na forma de se comunicar com estes profissionais.

Nas duas cidades em que a empresa atua, ele afirma que já existem “muitas startups e empresas conhecidas por sua cultura inovadora e gestão integrada“, e a Becomex é mais conhecida “por ser uma empresa tradicional de consultoria tributária.

Desde então, a Becomex Lab adotou uma série de iniciativas, como uma pesquisa para entender o que faz as pessoas felizes no ambiente de trabalho, quem são elas e o que podem e desejam compartilhar com os colegas.

Nos resultados, foram citados: aprendizado, possibilidades de crescimento, realizar sonhos e garantir sua autenticidade. Borili explica que tais fatores levam os profissionais a sentir orgulho de trabalhar na empresa.

Um comitê de funcionários foi criado e atua como interlocutor entre equipes e gerência, facilitando a comunicação.

Novas atividades como o Lunch and Learn também foram criadas; nesta, os profissionais participam de palestras de aproximadamente 1h30 (no horário de almoço) organizadas pelos próprios. Os temas também são escolhidos por eles e variam de machine learning, metodologias ágeis e afins.

Integrar os profissionais também é uma tarefa da empresa. Foram criadas atividades como o Dia da Toalha, Dia do Star Wars; foram adicionados videogames e gestão visual alinhada com valores voltados para inovação, cultura humana e colaborativa e desenvolvimento pessoal.

Os colaboradores têm a oportunidade de cocriar e dividir conhecimentos durante estas iniciativas e também no dia a dia de trabalho. Embora seja um ambiente extrovertido, há muitos desafios a serem superados, mas os resultados são de todos”, conta Borili.

Entre outros, a empresa possui parcerias no segmento como na Startup Weekend, que no mês passado contou com 15 mulheres da Becomex entre as participantes.

Recent Posts

Humanware Journal: previsões para o mercado de tecnologia nos próximos anos

Que tal fazer um diário do futuro para que possamos revisitá-lo? Essa foi a proposta…

6 horas ago

O desafio da interseção entre IA e princípios éticos no código

Num cenário empresarial cada vez mais competitivo e tecnologicamente avançado, a adoção de uma abordagem…

7 horas ago

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

1 dia ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

1 dia ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

2 dias ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

2 dias ago