Becomex Lab investe em cultura colaborativa para alcançar profissionais

Empresa aumentou em 46% seu quadro de funcionários e preencheu 100% das vagas após mudança de paradigma.

Author Photo
2:18 pm - 13 de agosto de 2019

A Becomex Lab aumentou em 46% o seu quadro de funcionários, preenchendo 100% das vagas. Esta é a divisão da Becomex focada na formação e desenvolvimento de profissionais de TI, cultura humana e na geração de novas tecnologias.

A divisão tem seis meses de vida e já se tornou referência em tecnologia para os profissionais em Joinville. Ela aposta em cultura colaborativa e inovação para criar ambientes mais saudáveis.

Atualmente situada em Joinville (SC) e Campinas (SP), a Becomex Lab conta com mais de 80 profissionais na área de desenvolvimento. Para isto, o vice-presidente de produtos da Becomex, Rogério Borili, cita que houve uma mudança na forma de se comunicar com estes profissionais.

Nas duas cidades em que a empresa atua, ele afirma que já existem “muitas startups e empresas conhecidas por sua cultura inovadora e gestão integrada“, e a Becomex é mais conhecida “por ser uma empresa tradicional de consultoria tributária.

Desde então, a Becomex Lab adotou uma série de iniciativas, como uma pesquisa para entender o que faz as pessoas felizes no ambiente de trabalho, quem são elas e o que podem e desejam compartilhar com os colegas.

Nos resultados, foram citados: aprendizado, possibilidades de crescimento, realizar sonhos e garantir sua autenticidade. Borili explica que tais fatores levam os profissionais a sentir orgulho de trabalhar na empresa.

Um comitê de funcionários foi criado e atua como interlocutor entre equipes e gerência, facilitando a comunicação.

Novas atividades como o Lunch and Learn também foram criadas; nesta, os profissionais participam de palestras de aproximadamente 1h30 (no horário de almoço) organizadas pelos próprios. Os temas também são escolhidos por eles e variam de machine learning, metodologias ágeis e afins.

Integrar os profissionais também é uma tarefa da empresa. Foram criadas atividades como o Dia da Toalha, Dia do Star Wars; foram adicionados videogames e gestão visual alinhada com valores voltados para inovação, cultura humana e colaborativa e desenvolvimento pessoal.

Os colaboradores têm a oportunidade de cocriar e dividir conhecimentos durante estas iniciativas e também no dia a dia de trabalho. Embora seja um ambiente extrovertido, há muitos desafios a serem superados, mas os resultados são de todos”, conta Borili.

Entre outros, a empresa possui parcerias no segmento como na Startup Weekend, que no mês passado contou com 15 mulheres da Becomex entre as participantes.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.