Becomex compra Lean OEA e expande atuação em gestão de riscos aduaneiros

Com fortalecimento da oferta de trade compliance, empresa pretende quintuplicar suas operações e atingir faturamento de R$300 milhões em 2025

Author Photo
6:03 pm - 23 de julho de 2021
Becomex Marcos Bregantim, CEO de gestão e operação da Becomex

A Becomex acaba de anunciar a aquisição da Lean OEA, uma divisão de operador econômico autorizado (OEA) da Lean Trade. A negociação fortalecerá a atuação da companhia em trade compliance no mercado brasileiro e contribuirá para concretizar os planos de crescimento de 30% para 40% este ano. A empresa também espera quintuplicar suas operações em trade OEA em quatro anos.

A integração das operações das empresas, que atuavam anteriormente como parceiras, permitirá a oferta de uma solução completa. Agora, a Becomex passa a oferecer serviços especializados sobre OEA e gestão de riscos aduaneiros, combinando conhecimento e tecnologia das duas companhias experientes nesta área.

Mais de duas mil empresas brasileiras poderiam receber a certificação OEA, segundo a Receita Federal. No entanto pouco mais de um quarto desse total é certificado, sendo que 20% contaram com o suporte técnico oferecido pela Lean OEA.

Leia mais: IPO da Multilaser começa com ações em alta de mais de 16%

“Estamos lidando com um grande mercado em potencial, que com a aplicação de tecnologia, podemos quadruplicar o número de empresas certificadas”, avalia Marcos Bregantim, CEO de gestão e operação da Becomex, evidenciando que a empresa planeja atingir faturamento de R$300 milhões em 2025.

“Com essa união de expertises vamos oferecer as melhores ferramentas estratégicas em OEA para atingir redução de custos logísticos, estreitar o relacionamento com Receita Federal brasileira e alcançar alto nível de compliance para atender exigências internacionais”, reitera Omar Rached, diretor de Trade OEA da Becomex.

Operador Econômico Autorizado

O programa Operador Econômico Autorizado é uma iniciativa mundial criada e formatada pela Organização Mundial das Aduanas. No Brasil, a Receita Federal é a responsável pela certificação dos intervenientes da cadeia logística que representam baixo grau de risco em suas operações, seja em segurança física da carga quanto ao cumprimento de suas obrigações tributárias e aduaneiras.

A certificação garante vários benefícios, como prioridade de conferência aduaneira, parametrização imediata das declarações, participação no Fórum Consultivo, redução de custos logísticos e ponto de contato OEA dentro da Receita Federal.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.