Beacon 100% brasileiro está na fase final de desenvolvimento

Author Photo
9:02 am - 03 de outubro de 2016
Beacon 100% brasileiro está na fase final de desenvolvimento

A Taggen e o CPqD entraram em fase final do desenvolvimento do primeiro beacon totalmente projetado e fabricado no Brasil. Batizado de Taggen Beacon, a solução integra a internet das coisas (IoTna sigla em inglês), e se baseia em um dispositivo que emite sinais por meio da tecnologia bluetooth low energy, também conhecida como BLE. O projeto está sendo desenvolvido em Campinas, no interior de São Paulo.

Além da inovação, o projeto vai oferecer para integradores de software uma plataforma de serviços utilizando essa tecnologia agora 100% nacional. “Estamos na reta final, e com o protótipo e nosso parcerio CPqD, estamos encaminhando para homologação da ANATEL, obrigatória para produtos desta natureza, seguindo para a fabricação em grande escala para o mercado e já com vários pré-orders que aguardam com ansiedade o produto final. Mas a inovação não para por aí, o roadmap do produto prevê outras características inovadoras para o futuro, como: sensores de temperatura, luminosidade, umidade e outros”, ressalta Mário Prado, diretor de tecnologia da Taggen , estimando a finalização desta segunda etapa do projeto ainda para o primeiro semestre de 2017.

Mário Prado pontua que uma das principais vantagens da solução é o custo, podendo ser até 50% menor do que o similar importado. “O fato de ser desenvolvido em Campinas torna a tecnologia mais acessível para as empresas. No varejo, por exemplo, será possível localizar com precisão por qual gôndola o cliente está passando, o que dará suporte para diversas ações de marketing”, explica

Com a tecnologia beacons, os sinais são captados por qualquer dispositivo que reconheça bluetooth, incluindo smartphones e tablets. Os beacons podem ser utilizados para a criação de inúmeras aplicações de rastreabilidade, sendo uma espécie de “GPS” indoor/outdoor, com foco principal nas áreas de logística, marketing e varejo. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.