BB, Sebrae e MiniCom assinam parceria para levar Wi-Fi a mil cidades

Ação é parte de programa do governo federal e quer conectar cidades ainda não alcançadas pelas redes 4G

Author Photo
5:35 pm - 05 de maio de 2021

O Banco do Brasil, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Ministério das Comunicações assinaram nesta quarta (5) um protocolo de intenções para instalar redes Wi-Fi em mil cidades que ainda não são alcançadas pelo 4G. A cerimônia foi realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, durante abertura do Digital Day – evento organizado pelo governo federal para falar sobre o 5G.

A iniciativa é chamada de Wi-Fi Brasil e é coordenada pelo MiniCom em conjunto com a estatal Telebras.

Leia mais: 5G: o que é essa revolução que vai mudar indústria e rotina das pessoas

Segundo o ministério, mil cidades receberão cerca de 14 mil novos pontos de conexão sem fio. A iniciativa deve ser complementada pelo 5G, cujo edital promete trazer obrigações de expansão da conectividade 4G para o interior do país. Os investimentos deverão ser custeados pelas empresas que arrematarem frequências.

5G no Planalto

Durante o evento, o presidente Jair Bolsonaro acionou simbolicamente a ligação do primeiro ponto de 5G standalone (que funciona em frequências totalmente dedicadas ao 5G) público do Brasil, no Palácio do Planalto. O ministro Fábio Faria informou que o ministério planeja inaugurar 20 pontos do tipo no país, em localidades não reveladas.

O Digital Day foi criado pelo Ministério das Comunicações para mostrar aplicações do 5G. Durante essa semana serão realizadas demonstrações em telemedicina, realidade virtual, automação mecânica e inteligência artificial.

A exposição é aberta ao público e vai até sexta-feira (7) no Congresso Nacional.

* com informações da Agência Brasil

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.