Bayern de Munique aposta em tecnologia de Big Data da SAP

Author Photo
3:50 pm - 20 de agosto de 2014
Bayern de Munique aposta em tecnologia de Big Data da SAP

O Bayern de Munique vai contar com um novo reforço em campo: o apoio de soluções análises esportiva e corporativa da SAP. Na terça-feira (20), o clube anunciou a parceria de três com a fornecedora alemã, que inclui a implantação de tecnologias que vão ajudar o time dentro e fora de campo.

Objetivo com o investimento em TI visa à ampliação da presença do time em âmbito global, bem como otimização do desempenho da equipe e oferecimento de uma melhor experiência a seus torcedores.
A nova aposta do Bayer para chegar ao topo futebol mundial está no uso de aplicações de análise de dados em tempo real, por meio da tecnologia SAP HANA, que dará suporte ao monitoramento de dados sobre saúde e desempenho dos jogadores.
“A SAP possui tecnologias para apoiar três dos nossos principais objetivos: otimizar os processos de negócios para facilitar a nossa expansão global, ajudar nossa equipe a ficar em forma e se apresentar em seu nível mais alto de desempenho e proporcionar aos torcedores a melhor experiência possível”, destaca Karl-Heinz Rummenigge, ex-atacante alemão e CEO do Bayern de Munique. 
O Bayern possui cerca de 292 milhões de torcedores em todo o mundo, sendo que 9,4 milhões estão nos Estados Unidos. “A saúde e o desempenho dos nossos jogadores, assim como a satisfação de nossos fãs, são de extrema importância nossos objetivos de negócio. Temos metas ambiciosas, tanto em termos esportivos quanto econômicos, e queremos inspirar pessoas em todo o mundo”, diz Rummenigge.
No início deste ano, o time já havia contratado um CRM da fabricante, apoiado pela solução da hybris software (empresa SAP). Com isso, o Bayern busca intensificar a comunicação com seus torcedores, promovendo experiência de consumo personalizadas, o que também vai permitir benefícios aos torcedores fidelizados. 
Futebol
A aposta na análise de dados para obter melhores resultados de equipes e jogadores, bem como aumentar o engajamento com os torcedores, já tem sido adotada por diversas modalidades esportivas. Assim, a indústria de esportes tem sido um dos focos estratégicos para a SAP, que já possui parcerias semelhantes com associações de vela, golfe, Fórmula 1, críquete, futebol americano, beisebol, tênis, basquete e futebol. 
A fornecedora tem entre os cliente de sua solução de análise de indicadores de desempenho de jogadores e equipes, o SAP Hana, a seleção de futebol da Alemanha, campeã da Copa do Mundo de 2014, que anunciou o projeto recentemente. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.