Bancos vão automatizar 200 mil empregos em dez anos

Segundo previsão da consultoria Gartner, os chatbots serão responsáveis por 85% das interações de atendimento ao cliente já em 2020.

Author Photo
9:43 am - 07 de outubro de 2019

De acordo com um estudo da Wells Fargo, cerca de 200 mil empregos em bancos dos Estados Unidos serão automatizados. Em suma, isto significa que a tecnologia será responsável por estes cortes na próxima década.

Mike Mayo, analista sênior da Wells Fargo Securities LLC, relaciona o alto investimento de empresas financeiras dos EUA em tecnologia. O movimento deve levar a custos mais baixos, enquanto a remuneração dos funcionários deverá representar metade de todas as despesas bancárias.

Com a adoção de novas tecnologias, o relatório aponta que funcionários de back office, agências, call center e corporativos sejam cortados entre um quinto a um terço. Estes seriam os mais afetados.

Os menos afetados, segundo o estudo, são funcionários relacionados a tecnologia, vendas, assessoria e consultoria.

Um exemplo prático são os chatbots. Eles têm a capacidade de lidar com o atendimento inicial, mas avançam rapidamente a medida que as pessoas deixam de saber se estão falando ou não com um mecanismo.

Assista: Robôs vão roubar seu emprego, mas ainda há esperança

Segundo previsão da consultoria Gartner, os chatbots serão responsáveis por 85% das interações de atendimento ao cliente já em 2020.

O analista Mayo, da Wells Fargo, relaciona que executivos de bancos, empresas de consultorias e outros fazem parte da previsão de cortes na força de trabalho no setor bancário.

O processo de automação, de fato, pode não ser tão simples. De acordo com a McKinsey, estima-se que o número de funcionários de frente caia quase um terço com a adoção de tecnologias do tipo.

Via: Bloomberg.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.