Bancos digitais: é preciso novas tecnologias e novos fornecedores
Bancos sofrem diariamente intensa pressão para aumentar eficiência e reduzir custos ao mesmo tempo que entregam serviços digitais de próxima geração. No entanto, fornecedores de aplicativos têm sido lentos para responder às novas exigências dessas tradicionais instituições, de acordo com novo relatório do Gartner.
Como resultado, novos fornecedores têm surgido com recursos bancários digitais que viabilizam negócios bancários e permitem às equipes de TI oferecer aplicativos que garantem experiências centradas no cliente, dados e análise comportamental e a criação de um ecossistema de parcerias para criar novos serviços alavancando dados, transações e processos.
“É por isso que muitos bancos, ao desenvolver estratégias bancárias digitais para atender às demandas dos clientes, têm procurado novos fornecedores para substituir suas soluções bancárias existentes on-line e móveis”, afirma Stessa Cohen, diretora de pesquisa do Gartner. O instituto prevê que, até o final de 2019, 25% dos bancos irão utilizar startups como fornecedores para substituir sistemas legados bancários.
Esses novos fornecedores desafiam os players tradicionais que são responsáveis, muitas vezes, por soluções core de banking tradicional on-line e serviços bancários móveis. “Startups e provedores emergentes de plataformas bancárias digitais oferecem a bancos oportunidades interessantes para a inovação”, afirma
A especialista, no entanto, ressalta que CIOs devem se preparar para gerir os desafios relacionados à avaliação e seleção de novos fornecedores “que podem não ter registros comprovados nos serviços financeiros verticais ou podem simplesmente ser novos e inexperientes, sem uma ampla base de clientes”, afirma.
Stessa pontua, ainda, que pode ser difícil para CIOs justificarem investimentos em soluções para os conselhos e agências reguladoras, mas isso não deve ser usado como desculpa para excluir novos fornecedores da lista de opções.