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Bancos brasileiros são mais maduros digitalmente, aponta Deloitte

Bancos brasileiros se mostraram mais maduros digitalmente do que outros países, segundo nova pesquisa da Deloitte. No mobile banking, as instituições brasileiras se destacam em patamares acima da média global nas funcionalidades de abertura e fechamento de conta e na ampliação do relacionamento com o cliente. O estudo Digital Banking Maturity 2022 contou com a participação de 304 bancos, de 41 países.

No Brasil, foram avaliados oito dos principais bancos nacionais e as funcionalidades oferecidas por seus aplicativos em comparação com o contexto global. A maturidade digital dos grandes bancos pesquisados atinge nível médio com melhores pontuações para as funcionalidades de expandir relacionamento (41% no Brasil ante 26% na média global) e encerrar relacionamento (39% Brasil ante 22% global).

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Já as pontuações para abertura de conta (46%) e operações bancárias do dia a dia (43%) são próximas às médias globais, de 49% e 45%, respectivamente. Entretanto, nos quesitos de informações centralizadas (49%) e integração do cliente (34%), os brasileiros ficam um pouco atrás da média global — 62% e 40%, respectivamente.

“A indústria bancária brasileira é uma das mais inovadoras e relevantes do mundo, e nossa pesquisa de maturidade digital comprova isso. Por outro lado, existem lacunas que devem ser preenchidas para que os bancos brasileiros avancem ainda mais”, avalia Sérgio Biagini, sócio líder para a indústria de serviços financeiros da Deloitte.

Fintechs desafiantes

O estudo também analisou quatro bancos brasileiros incumbentes (players tradicionais/estabelecidos) e quatro insurgentes quanto o nível de maturidade no mobile banking. Os bancos brasileiros estão acima da média global nas funcionalidades abertura de conta (54% Brasil X 46% da média global); expandir relacionamento (34% X 21%) e encerrar relacionamento (54% X 17%).

As instituições brasileiras se aproximam das médias globais nos quesitos integração do cliente (37% X 42%) e operações bancárias do dia a dia (43% X 44%). Porém, o Brasil fica atrás na funcionalidade de reunir informações do cliente (27% X 45%).

A Deloitte prevê que os bancos brasileiros incumbentes podem se tornar campeões em internet banking se reduzirem a lacuna de digitalização implementando recursos de UX e novas funcionalidades, especialmente para abertura de conta, integração de clientes e operações bancárias do dia a dia.

“A nossa pesquisa traz informações relevantes para os bancos brasileiros refletirem sobre como superar seus desafios e também obter inspirações para se tornarem modelos para outras instituições globais. Ainda que o posicionamento do mobile banking no Brasil seja referência, com avançado nível de maturidade digital, a pesquisa apresenta uma gama de oportunidades que ainda são pouco exploradas aqui no Brasil”, afirma Luiz Caselli, sócio de consultoria empresarial da Deloitte.

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