Bancos brasileiros caminham para operações ‘sem senha’

Estudo da Netbr indica que maioria das instituições já realizam ou irão realizar algum tipo de operação eletrônica que dispensa digitação de senha

Author Photo
10:36 am - 09 de agosto de 2022

A maioria das instituições bancárias e de crédito no Brasil já realizam – ou estão em vias de realizar – algum tipo de operação eletrônica “passwordless”, concluiu estudo feito pela consultoria em identidade digital Netbr. Segundo a pesquisa, 77% das empresas ouvidas testam ou utilizam operações que não exijam dos clientes a digitação de uma senha.

O levantamento teve a participação de gerentes e diretores de 27 entre os maiores bancos, meios de pagamento e instituições de crédito instalados no Brasil.

A busca por uma maior conveniência e menos fricção entre as operações digitais pode ser vista também na proporção de instituições que oferecem onboarding digital de clientes. Metade delas oferece a facilidade em, pelo menos, um produto financeiro, enquanto outros 50% estão implantando o modelo.

Leia mais: 100+ Inovadoras: bancos apostam em multicloud, engajamento digital e metaverso

A corrida dos bancos e varejo financeiro para eliminar obstáculos ao cliente também se reflete na adesão à assinatura única de usuário. As tecnologias de acesso único estão presentes em 88% das instituições e em planejamento ou implantação em 10%, revelou a pesquisa.

Na análise do estudo, a necessidade de compartilhar dados de clientes, em decorrência das normas do Open Banking, e de gerenciar contratos digitais de consentimento (obrigatórios pela LGPD) está impulsionando o crescimento de soluções de gerenciamento de acesso e identidade do consumidor.

Bem pouco empregadas pelos bancos há pouco mais de três anos, as plataformas de CIAM (Customer Identity and Access Management) estão presentes em 10% das instituições, mas outras 82% estão com projetos ou implantações em andamento.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.