Bancos brasileiros caminham para operações ‘sem senha’
Estudo da Netbr indica que maioria das instituições já realizam ou irão realizar algum tipo de operação eletrônica que dispensa digitação de senha
A maioria das instituições bancárias e de crédito no Brasil já realizam – ou estão em vias de realizar – algum tipo de operação eletrônica “passwordless”, concluiu estudo feito pela consultoria em identidade digital Netbr. Segundo a pesquisa, 77% das empresas ouvidas testam ou utilizam operações que não exijam dos clientes a digitação de uma senha.
O levantamento teve a participação de gerentes e diretores de 27 entre os maiores bancos, meios de pagamento e instituições de crédito instalados no Brasil.
A busca por uma maior conveniência e menos fricção entre as operações digitais pode ser vista também na proporção de instituições que oferecem onboarding digital de clientes. Metade delas oferece a facilidade em, pelo menos, um produto financeiro, enquanto outros 50% estão implantando o modelo.
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A corrida dos bancos e varejo financeiro para eliminar obstáculos ao cliente também se reflete na adesão à assinatura única de usuário. As tecnologias de acesso único estão presentes em 88% das instituições e em planejamento ou implantação em 10%, revelou a pesquisa.
Na análise do estudo, a necessidade de compartilhar dados de clientes, em decorrência das normas do Open Banking, e de gerenciar contratos digitais de consentimento (obrigatórios pela LGPD) está impulsionando o crescimento de soluções de gerenciamento de acesso e identidade do consumidor.
Bem pouco empregadas pelos bancos há pouco mais de três anos, as plataformas de CIAM (Customer Identity and Access Management) estão presentes em 10% das instituições, mas outras 82% estão com projetos ou implantações em andamento.