Banco Neon aprimora segurança e experiência dos clientes com autenticação

A fim de oferecer mais segurança e usabilidade no pagamento on-line de seus clientes, o Banco Neon, instituição 100% digital, implementou este ano, em parceria com a Visa, novas tecnologias no combate às fraudes. Ao unir o Serviço de Autenticação do Consumidor Visa (VCAS – Visa Consumer Authentication Service), com a autenticação por selfie, o banco conseguiu diminuir a exposição a fraudes e ainda melhorou a experiência dos clientes.

Com o VCAS, o banco tem acesso a uma quantidade de dados em tempo real para decidir se aprova uma transação usando a análise de risco com base em informações da transação, do dispositivo utilizado na compra (celular, tablet ou desktop) e de comportamentos do consumidor.

“Quando o VCAS identifica uma transação de risco, ele avisa ao banco, que tomará as atitudes apropriadas para autenticar a transação”, explica Júlio Dário, CTO do Banco Neon. Ainda de acordo com o executivo, a área de produto da instituição trabalhou integrada ao time de tecnologia da Visa para o sucesso do projeto.

Desta forma, a cada dez transações realizadas por seus clientes no e-commerce, nove delas são concluídas com sucesso — ou seja, sem fraude — considerando todos os tipos de autenticações disponíveis: selfie, biometria por digital e senhas.

A autenticação de transações é normalmente requisitada pelos estabelecimentos comerciais aos emissores de meios de pagamentos eletrônicos que buscam se certificar de que aquele portador do cartão é realmente quem está efetuando a compra.

Reconhecimento facial

Já a adoção da selfie no processo de autenticação, lançada em maio também em parceria com a Visa, é o método de confirmação de identidade mais utilizado pelos clientes do banco. Nas compras on-line, a solução oferecida pela Visa ao Banco Neon permite que a autenticação da transação seja realizada pela própria selfie já cadastrada, de forma simples e com segurança, no aplicativo do banco.

“A partir da base de biometria de nossos clientes, foi fácil de criar, em parceria com a Visa, uma solução que integrasse as duas tecnologias e que possibilitasse a redução das fraudes”, afirma Alan Chusid, diretor de novos negócios do Banco Neon. Sem revelar números, o executivo acrescenta que houve uma recepção muito favorável do mercado, o que impactou positivamente os negócios da instituição.

Em breve, o Banco Neon pretende expandir sua estratégia de segurança ao implementar a especificação 3-D Secure que irá dar suporte às autenticações e integrações das carteiras digitais, assim como nas transações tradicionais dos e-commerces. O protocolo 3DS 2.0 aprimora as capacidades de autenticação baseadas em risco do emissor e melhora a experiência do usuário em vários casos e usos.

Recent Posts

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

13 horas ago

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais

Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…

15 horas ago

Infraestrutura de TI também precisa evoluir para apoiar a sustentabilidade

Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…

17 horas ago

IA no processo de engenharia deve acelerar a inovação

A Inteligência Artificial generativa está em todas as rodas de discussão de TI parece que…

18 horas ago

Vivo e Grupo Bom Jesus implantarão 4G em 28 mil hectares

A operadora Vivo deu detalhes essa semana de um projeto que usa a frequência de…

18 horas ago

7 empresas de TI com vagas abertas

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

19 horas ago