Banco em New York explora potencial do bitcoin

Author Photo
11:41 am - 06 de abril de 2015
Banco em New York explora potencial do bitcoin
O Bank of New York Mellon Corp, baseado em New York, está experimentando o uso do bitcoin, moeda digital que o banco vê como uma nova forma potencial para realizar transações financeiras. Contudo, a instituição ainda está lidando com a utilização da tecnologia de código aberto, cuja arquitetura descentralizada difere do funcionamento dos sistemas tradicionais atuais.

O CIO do banco, Suresh Kumar, contou ao CIO Journal, do jornal The Wall Street Journal que o Bank of New York Mellon Corp quer ver a aplicabilidade do bitcoin em seus negócios.

A discussão com base no tema é enorme, já que alguns economistas alertam que a utilização da moeda virtual é arriscada uma vez que ela não tem o apoio de uma autoridade central. Apesar do risco potencial para os negócios, os bancos estão intrigados com a tecnologia subjacente blockchain do bitcoin, contabilidade on-line que registra todos os bitcoins que foram criados e as identidades dos que os detém. O blockchain fornece garantia digital de que bitcoins foram trocados.

Kumar diz que é curioso como o software pode ser usado para fazer transações financeiras de forma mais eficiente. Testar bitcoin também é consistente com a estratégia de TI do BNY Mellon para explorar tecnologias de código aberto emergentes, diz o executivo.

No BNY Mellon, o teste de bitcoins, conhecido internamente como moedas BK Coins, é parte de um programa de incentivos para reconhecimento social na empresa. Os gerentes de TI com contas virtuais irão distribuí-los ao pessoal como recompensa para a criação de serviços de software. As BK Coins podem ser trocadas por cartões de presentes, vouchers e outros benefícios.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.