Banco de Bangladesh abandona investigação sobre ataque hacker

Author Photo
6:06 pm - 27 de junho de 2016
Banco de Bangladesh abandona investigação sobre ataque hacker

O Banco Central de Bangladesh abandonou as investigações sobre o ataque hacker ao sistema de transferências bancárias Swift, que resultou em um rombo de US$ 81 milhões nos cofres da instituição.

O banco teria contratado a empresa de segurança FireEye para realizar a investigação, mas decidiu encerrar o contrato, recusando pedido de prorrogação para mais horas de trabalho. Os autores do roubo continuam sem serem identificados. A ideia da Mediant, unidade de investigação da FireEye, era descobrir como cibercriminosos conseguiram invadir o sistema.

Investigações locais apontaram que, na época do ataque, as defesas da instituição eram fracas – o banco não estaria usando firewall e teria adquirido roteadores baratos para permitir a conexão com o Swift. 

Apesar disso, Atiur Rahman, ex-líder da instituição bancária que foi pressionado a renunciar após o ataque, culpa uma falha no sistema Swift pelo ocorrido. “Bangladesh não deve ser culpado por algo te dado errado na cadeia”, afirmou ele recentemente. O executivo apontou, em especial, o Federal Reserve Bank of New York, instituição na qual o Banco Central de Bangladesh tinha seu dinheiro guardado.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.