Banco Central estuda lançar moeda digital até 2022

Grupo de trabalho estuda tema e deve entregar conclusões até fevereiro. Objetivo seria estimular comércio online e ajudar na recuperação econômica

Author Photo
5:12 pm - 02 de fevereiro de 2021

Um grupo de trabalho intergovernamental sobre criptomoedas foi criado pelo Banco Central (BC) em agosto e está trabalhando em um estudo que inclui a possibilidade de criar uma moeda digital própria em 2022. O estudo em está em fase de finalização e deverá ser apresentado até fevereiro deste ano, segundo revela uma reportagem do portal Metrópoles publicada nesta segunda (1).

As informações foram dadas ao portal pelo próprio BC. Roberto Campos Neto, presidente do banco, seria um dos maiores entusiastas da medida. A expectativa é que uma moeda digital brasileira ajudaria na recuperação econômica pós-pandemia aumentando as possibilidades de comércio online – modalidade que sofreu um boom durante os meses de quarentena.

Leia mais: Blockchain e IA já estão maduros para aplicação nos negócios?

Segundo a matéria, brasileiros já comunicaram à Receita Federal transações que totalizam R$ 7,3 bilhões com moedas digitais. Desde 2019 os investidores nessa modalidade financeira são obrigados a prestar informações – até aqui foram 115 mil pessoas físicas e três mil jurídicas.

Outro entusiasta do tema seria o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Os resultados dos estudos do grupo de trabalho são mantidos em segredo, mas o BC diz que não seguirá o mesmo de criptomoedas mais famosas, como bitcoin e o Ethereum, que não são regulados por nenhuma instituição nacional. No caso de uma moeda virtual emitida pelo BC, as regras seriam as mesmas que regulam o dinheiro em papel.

* com informações do portal Metrópoles

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.