Banco Central determina fechamento das atividades do Banco Neon

De acordo com o Bacen, instituição financeira realizou “graves violações às normas legais e regulamentares”.

Author Photo
12:00 pm - 23 de dezembro de 2019
Foto: Beto Nociti

O Banco Central emitiu recentemente uma nota determinando o fechamento das atividades do Banco Neon, afirmando que a instituição cometia “graves violações às normas legais e regulamentares”. 

De acordo com trecho do comunicado, “O Banco Central está adotando todas as medidas cabíveis para apurar as responsabilidades, em observância às suas competências legais de supervisão do sistema financeiro. Nos termos da lei, ficam indisponíveis os bens dos controladores e dos ex-administradores da instituição”. 

Homônimos, sim. Mas com vidas diferentes 

Vale lembrar que, apesar de nomes iguais, o Banco Neon não tem relação com a Neon Pagamentos, fintech que atua no mercado de cartões de crédito e que recentemente levantou R$ 400 milhões em uma rodada de investimentos. 

Nos primeiros anos de existência, a startup de finanças realmente tinha uma parceria com o banco, que a partir de 2016 era usado como o braço que operacionalizava as transações financeiras operadas pela companhia, que não tem as licenças necessárias para atuar nesse ramo.  

Devido à regra na legislação, as duas acabaram utilizando o mesmo nome para facilitar a operação: mas enquanto o antigo Banco Pottencial passou a atender por Banco Neon, a fintech adotou a nomenclatura de Neon Pagamentos. 

Desde maio do ano passado, quando o Bacen cancelou as operações do Banco Neon, o que paralisou as atividades da fintech, ela procurou outra instituição financeira que pudesse realizar esse serviço. No caso, a parceria foi firmada  com o Banco Votorantim.  

Em posicionamento enviado ao site Konta Azul, a Neon Pagamentos reforçou que, desde maio de 2018, não possui relação alguma com a instituição que acabou de ser fechada.  “A fintech Neon Pagamentos não tem nenhuma relação com o Banco Neon S.A. (antigo Banco Pottencial), que teve o cancelamento da autorização para funcionamento confirmado nesta terça-feira (10), pelo Banco Central.”. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.