Banco Bmg adota biometria de voz para evitar fraudes no WhatsApp

Segundo o banco, 93% dos clientes já estão se autenticando por voz e sendo atendidos de forma mais rápida

Author Photo
12:30 pm - 29 de novembro de 2023
Banco BMG Imagem: Shutterstock

O Banco Bmg implementou a biometria de voz em sua jornada do cliente no WhatsApp. A iniciativa, que contou com a parceria da Voice IDTech Minds Digital, visa evitar fraudes no aplicativo.

A novidade parece ter agrado os clientes, tendo em vista que, segundo o banco, 93% dos clientes com a biometria cadastrada já estão se autenticando por voz e sendo atendidos de forma mais rápida. “Os clientes do Banco Bmg agora podem desfrutar de uma autenticação biométrica fluida e segura ao usar o aplicativo de mensagens para consultar saldos, com atendimento automatizado fornecido pela Blip, plataforma de conversas inteligentes”, explica Vinícius Ferrari, Coordenador de Experiência do Cliente do Bmg.

Leia mais: 4 dicas para identificar o melhor tipo de biometria para os negócios

Marcelo Peixoto, CEO da Minds Digital, destaca que a biometria de voz proporciona não apenas uma camada adicional de segurança, mas também contribui com uma melhor experiência do cliente. “Ao longo dos últimos quatro anos, a biometria de voz evoluiu bastante, tornando o processamento dos dados mais rápidos e trazendo resultados com mais acuracidade, além disso, lançamos novos algoritmos de Inteligência Artificial para detecção em tempo real de ataques por deepfake e replay ataque”, revela.

Além de simplificar o processo de autenticação, a implementação da biometria de voz no WhatsApp também contribui significativamente para a prevenção de fraudes. “A voz de cada cliente torna-se a chave única para acessar suas informações financeiras, reduzindo assim os riscos associados a práticas fraudulentas. Outro diferencial positivo ao implementar a jornada de biometria de voz neste canal é a capacidade de manter o processo de autenticação na mesma jornada, reduzindo o abandono de clientes ao direcioná-lo para outro canal para realizar o processo de autenticação, uma vez que os demais tipos de biometrias não estão preparadas para este caso de uso dentro do WhatsApp”, explica Peixoto.

O uso da biometria por voz apoia a criação de uma experiência bancária mais intuitiva e centrada no cliente, já que a autenticação elimina a necessidade de senhas complexas e códigos, proporcionando uma abordagem mais amigável e eficiente para a segurança das transações no canal.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.