Notícias

Baidu lança Duer, seu assistente de inteligência artificial

A gigante de buscas chinesa, Baidu, agora tem uma assistente virtual para chamar de sua. Durante o evento anual Baidu World, que aconteceu essa semana, a empresa apresentou a sua assistente de inteligência artificial, a Duer.

No caso, a versão do software foi instalado em um simpático e pequeno robô, “inteligente” o suficiente para realizar seus desejos por café e outros pedidos gastronômicos, por exemplo.

Por enquanto, a Baidu não tem planos imediatos de vender o robô, mas o software de Inteligência Artificial foi incorporado no Mobile Baidu, um aplicativo que roda em Android e iOS, plataformas que já oferecem seus próprios assistentes virtuais, o Google Now e a Siri.

Ativada por voz, a Duer foi projetada para sugerir recomendações e realizar pedidos online, de acordo com o CEO da companhia, Robin Li. “Nós queremos que todas as pessoas tenham um assistente pessoal”, disse.

Durante a demonstração, o executivo mostrou o que a Duer também conseguiria encontrar quais restaurantes permitem a entrada de cachorros e depois recomendar um.

O maior motor de buscas da China desenvolveu a Duer ao indexar dados de vários clientes de diferentes indústrias. Quanto aos pedidos mais específicos, como o caso de restaurantes que permitem cachorros, a tecnologia da Baidu busca informações através de reviews de usuários para encontrar a resposta, explicou Wang Haifeng, vice-presidente da companhia.

Apesar da Baidu ainda estar desenvolvendo o seu robô, o plano é levar a assistente virtual a diversos dispositivos, disse Wang. Nesta terça-feira, a Baidu também revelou uma versão mais robusta de um robô, com cerca de um metro de altura, que podeira ser usado para receber clientes em uma loja.

Do ponto de vista dos negócios, a assistente inteligente Duer poderia direcionar mais tráfego e publicidade para a plataforma da própria companhia. Cada vez mais, usuários chineses estão confiando em seus telefones para fazer compras online, e gigantes da Internet, incluindo aí Baidu, o grupo Alibaba e a Tencent estão todas competindo por formas de como ganhar mais nesse crescimento.

Em junho, a gigante chinesa disse que investiria US$ 3,2 bilhões em iniciativas e-commerces online-to-offline (O2O). Esse investimento irá em direção a Nuomi, o de serviço de compra da Baidu, que pode ser usado para agendar restaurantes, ingressos de cinema, hotéis e outros serviços.

Recent Posts

Snowflake concluirá investigação sobre ciberataque que comprometeu 165 clientes

A Snowflake anunciou que encerrará esta semana sua investigação sobre um ciberataque que afetou até…

1 dia ago

Novas oportunidades em TI: cursos e vagas com inscrições abertas

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

1 dia ago

Rockwell Automation e NVIDIA colaboram para robôs industriais com IA

A Rockwell Automation anunciou novas colaborações com a NVIDIA para impulsionar o desenvolvimento de robôs…

1 dia ago

Real Máquinas melhora gerenciamento de estoque em 40%

A Real Máquinas, rede de concessionárias brasileiras da marca americana de máquinas agrícolas John Deere,…

1 dia ago

EXCLUSIVA: Compass UOL e Databricks fazem parceria em ofertas de dados com IA

A Compass UOL adiantou essa semana, com exclusividade para o IT Forum, que firmou uma…

1 dia ago

TI é consultora da adoção de IA nas empresas, mas falta informação

Quanto mais as empresas adotam aplicações de inteligência artificial, maior é a responsabilidade das equipes…

1 dia ago