AWS quer treinar 29 milhões de pessoas até 2025

Abby Daniell, da área de Setor Público da empresa, fala sobre parcerias no Brasil para treinamento de estudantes e professores

Author Photo
10:30 am - 29 de junho de 2022
Abby Daniell, gerente de Desenvolvimento de Negócios para o Setor Público na América Latina, Canadá e Caribe da AWS Abby Daniell, gerente de Desenvolvimento de Negócios para o Setor Público na América Latina, Canadá e Caribe da AWS

Não é segredo o desafio de empresas de todo o mundo encontrarem profissionais de tecnologia. Diminuir esse GAP é uma das metas da área de Setor Público da AWS, que se comprometeu a treinar 29 milhões de pessoas globalmente até 2025. Hoje, de acordo com Abby Daniell, gerente de Desenvolvimento de Negócios para o Setor Público na América Latina, Canadá e Caribe da empresa, já são seis milhões de pessoas no mundo e 300 mil no Brasil com treinamentos.

“Isso não é apenas para nós. Claro que queremos contratar pessoas, mas também é importante para os nossos parceiros e clientes. Eles nos pedem ajuda para preparar os estudantes para os empregos. E os nossos programas não são apenas para jovens ou universitários, mas também para educação continuada”, diz ela em entrevista ao IT Forum.

A área de Setor Público, que Abby faz parte, engloba instituições governamentais, educacionais, de saúde e ONGs. “Para nós, educação é muito importante e nós temos alguns programas par ajudar a ensinar sobre nuvem e o que é possível ser feito com cloud computing. Entre eles, estão o AWS Academy, Education e re/Start”.

Em linhas gerais, os programas se diferem da seguinte maneira:

  • AWS re/Start: formação básica em nuvem AWS com foco em desempregados e pessoas em transição de carreira. Entre as cidades que possuem a formação estão São Paulo, Curitiba, Fortaleza e Rio de Janeiro. Ele inclui habilidades práticas de carreira, como entrevistas e redação de currículos, para ajudar os participantes a se prepararem para funções de nuvem de nível básico, incluindo operações em nuvem, suporte de infraestrutura, programação, segurança, fundamentos de banco de dados e funções técnicas de suporte comercial.
  • AWS Educate: desenvolvido para alunos pré-profissionais automotivados que ainda não estão trabalhando na nuvem, como estudantes e pessoas em treinamento profissional. O programa oferece centenas de horas de treinamento e recursos gratuitos e individualizados, incluindo mais de 50 cursos e nove laboratórios práticos no Console de gerenciamento da AWS, para que os alunos possam praticar suas habilidades.
  • AWS Academy: oferece às instituições de ensino superior um currículo gratuito e pronto para ensinar computação em nuvem e preparar os alunos para certificações reconhecidas pelo setor e empregos relacionados com a nuvem, em uma das indústrias que mais crescem.

Uma das novidades da AWS Academy inclui a expansão do programa com o Senai-SP para 62 unidades da instituição, incluindo cidades como São José dos Campos, Santos, Bauru, Campinas, entre outras. “O Senai (não apenas do estado de São Paulo) é um parceiro estratégico por causa da quantidade de estudantes que eles ensinam em termos técnicos e com programas continuados”, frisa Abby.

Além disso, em abril desse ano, o Governo do Ceará lançou o Projeto C-Jovem, com a meta de capacitar, em até cinco anos, 100 mil jovens no desenvolvimento de novas tecnologias. A AWS é uma das parceiras da iniciativa que, em sua primeira etapa na rede pública estadual de ensino, capacitou 214 professores. Eles irão transmitir o conhecimento a mais de quatro mil alunos dos cursos técnicos em Rede de Computadores e em Informática.

Já o Governo do Rio Grande do Sul assinou um termo de cooperação entre o estado e a AWS Brasil para incluir capacitação do ecossistema de inovação do RS sobre o potencial da computação em nuvem, ajudando a usar os recursos públicos de ensino superior e pesquisa para criar uma força de trabalho na nuvem habilitada a dar suporte à nova economia digital.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.