AWS lança terceira edição de programa de aceleração com foco em energia limpa

Clean Energy Accelerator 3.0 busca startups maduras que tenham tecnologias inovadoras na área de energia limpa

Author Photo
7:40 pm - 18 de novembro de 2022
Imagem: Shutterstock

A Amazon Web Services (AWS) anunciou a abertura das inscrições de seu programa de aceleração com foco em startups maduras que desenvolvem tecnologias inovadoras de energia limpa. A nova edição Clean Energy Accelerator 3.0 foi anunciada durante uma sessão na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2022 ( COP27), em Sharm el-Sheikh, Egito.

O Clean Energy Accelerator foi, inicialmente, lançado em 2021 como o primeiro programa acelerador da AWS focado em energia limpa. Já o AWS Clean Energy Accelerator 3.0 foi projetado para estimular a coinovação por meio de parcerias. Por meio do programa, líderes da indústria e da academia orientarão startups em tópicos como energia, competência digital, investimento, políticas públicas, inovação e pesquisa avançada.

Segundo a AWS, as principais organizações de energia trabalharão com as startups selecionadas para enfrentar os desafios de energia limpa e descarbonização, enquanto a empresa fornece orientação para acelerar a experimentação, expandir a automação e fornecer insights profundos aproveitando a nuvem.

“O caminho para a descarbonização rápida não é simples ou direto, e precisamos fazer parcerias e destacar empresas que estão avançando no desenvolvimento de tecnologia de energia limpa”, disse Kara Hurst, vice-presidente global de sustentabilidade da Amazon. “As startups estão na vanguarda de grande parte da inovação que pode ajudar a acelerar a transição energética. Com o apoio do Clean Energy Accelerator, a colaboração deste ano poderá se mover mais rapidamente para enfrentar os desafios mais difíceis e criar um planeta mais limpo e saudável”.

Como funciona

O AWS Clean Energy Accelerator 3.0 incluirá 12 semanas de programação virtual e presencial, começando em Seattle, no segundo trimestre de 2023. O programa conta com colaborações e sprints de intercâmbio internacional para promover centros de inovação tecnológica em todo o mundo. A conclusão da iniciativa culminará em um Innovation Showcase que será realizado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP 28) em novembro próximo, em Dubai.

Os dois programas anteriores do Clean Energy Accelerator receberam mais de 600 inscrições de startups representando 63 países. Empresas multinacionais de energia como Enel, Vestas, Iberdrola, Siemens, Gamesa e outras trabalharam com as startups, e haverá um conjunto mais amplo de organizações e apoiadores, como The Climate Pledge Fund, Siemens Energy, Masdar City, Eurelectric e muitos outros.

As inscrições para o Clean Energy Accelerator 3.0 serão aceitas até 1º de janeiro de 2023 e podem ser enviadas pelo link. As startups selecionadas para o Clean Energy Accelerator serão anunciadas em 6 de março de 2023.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.