Notícias

AWS inaugura centro de computação quântica

A AWS anunciou a inauguração de um novo Centro de Computação Quântica em Pasadena, na Califórnia. A instalação, afirmou a empresa, é voltada para a pesquisa e desenvolvimento de um computador quântico tolerante a falhas.

O novo edifício é dedicado aos esforços de computação quântica da empresa e inclui espaço de escritório para abrigar as equipes de pesquisa quântica, laboratórios que compreendem o equipamento científico e ferramentas especializadas para projetar e operar dispositivos quânticos.

O espaço também abrigará uma equipe de engenheiros de hardware, teóricos quânticos e desenvolvedores de software. No local, a equipe irá testar e operar processadores quânticos em busca de inovar os processos para controlar computadores quânticos e dimensionar as tecnologias necessárias para suportar dispositivos quânticos maiores, como sistemas de resfriamento criogênico e fiação.

“Uma meta ousada, como construir um computador quântico tolerante a falhas, naturalmente significa que haverá desafios científicos e de engenharia significativos ao longo do caminho. Apoiar pesquisa fundamental e se comprometer com a comunidade científica que trabalha nesses problemas é essencial para acelerar o progresso”, escreveu Nadia Carlsten, líder de Produto no Centro de Computação Quântica da AWS, no anúncio da estrutura.

O centro está localizado no campus Caltech. Segundo a companhia, a AWS escolheu realizar a parceria com a Caltech, em parte, devido à rica história de contribuições da universidade para a computação – clássica e quântica – de pioneiros como Richard Feynman.

Entre os líderes técnicos do Centro de Computação Quântica da AWS estão Oskar Painter (professor de Física Aplicada, head de Hardware Quântico) e Fernando Brandão (professor de Física Teórica, head de Algoritmos Quânticos).

Construindo um qubit melhor

O Centro de Computação Quântica da AWS concentra seus esforços no desenvolvimento de qubits supercondutores – elementos de circuito elétrico construídos com materiais supercondutores. Essa abordagem foi escolhida, em parte, porque a capacidade de fabricar esses qubits usando técnicas de fabricação microeletrônica bem conhecidas torna possível fazer muitos qubits de forma repetível e oferece mais controle quando se começa a aumentar o número de qubits.

O objetivo é desenvolver arquiteturas qubit inovadoras, incluindo o uso de correção de erros quânticos (QEC) para reduzir erros de porta quântica, codificando informações de forma redundante em um qubit protegido, chamado qubit lógico. Isso permite a detecção e correção de erros de porta e a implementação de operações de porta nos qubits codificados de uma forma tolerante a falhas.

O objetivo final é fornecer um computador quântico com correção de erros que possa realizar cálculos confiáveis ​​não apenas além do que qualquer tecnologia de computação clássica é capaz, mas na escala necessária para resolver problemas práticos em indústrias como manufatura ou farmacêutica.

Recent Posts

Flexibilidade, inovação e compra da VMware pela Broadcom são motores de crescimento da Nutanix

Com as principais prioridades dos CIOs focadas na modernização de aplicações, inteligência artificial (IA), plataformas…

1 hora ago

IBM anuncia plataforma de código aberto no watsonx

Como forma de aumentar seu compromisso com o ecossistema de IA de código aberto, a…

2 horas ago

IA revoluciona contratos digitais com análises e negociações automatizadas

Se os contratos digitais já foram sinônimo de facilidade para empresas, a Inteligência Artificial chegou…

2 horas ago

Mercedes-Benz anuncia neutralidade de CO2 em unidades da Argentina

A operação da Mercedes-Benz na Argentina anunciou recentemente que todas as estruturas da empresa no…

3 horas ago

Prioridades dos CIOs impulsionam inovações na Nutanix

Levantamento recente do Gartner indica que cinco áreas estão entre os principais focos dos CIOs…

4 horas ago

Voke e Scala divulgam relatórios de sustentabilidade

A especialista em locação de hardware Voke e a provedora de data centers Scala anunciaram,…

4 horas ago