Notícias

AWS anuncia serviço para implementação de redes 5G privadas

A Amazon Web Services (AWS) anunciou nesta terça-feira (30), durante seu evento híbrido re:Invent, que irá oferecer um serviço para implementação e operacionalização de redes 5G privadas. Apelidado de AWS Private 5G, a solução é voltada para companhias que querem tirar o proveito de estruturas de conectividade móvel de próxima geração sem lidar com a complexidade de sua gestão.

O serviço promete ser uma alternativa simples e ágil para implementação de redes privadas 5G, prometendo entrega em dias, ao invés de meses. Segundo a AWS, é crescente a demanda de clientes por redes 5G capazes de oferecer mais confiabilidade, cobertura, menor latência e maior largura de banda aos negócios – suportando também uma quantidade cada vez maior de dispositivos. A complexidade de operacionalização destas estruturas, no então, é um fator limitante.

A maioria das redes móveis privadas, exigem que companhias investam tempo, dinheiro e esforço consideráveis ​​em projetos, diz a AWS. Isso envolve a aquisição e integração de diversos componentes de software e hardware, geralmente de múltiplos fornecedores.

Com o AWS Private 5G, a AWS afirma, empresas poderão adquirir, implantar e dimensionar sua própria rede móvel 5G em dias. Clientes poderão fazer a contratação através do console da AWS, com apenas alguns cliques, especificando uma área de cobertura, localização geográfica e quantidade de tráfego que eles esperam que a rede administre.

Leia também: Leilão do 5G já tem seus vencedores. E agora?

A própria AWS será responsável pela entrega e manutenção do serviço, incluindo os componentes de hardware necessários. A oferta do AWS Private 5G inclui unidades de rádio, servidores, software de rede de acesso (RAN) e identidade do assinante módulos (cartões SIM) necessários para configurar a rede privada.

Uma vez que o equipamento é instalado e ligado, a AWS Private 5G configura e implementa automaticamente a rede móvel. Para conectar dispositivos, os clientes simplesmente conectam os cartões SIM fornecidos pela AWS em seus dispositivos. A AWS Private 5G integra-se ao AWS Identity and Access Management (IAM), permitindo que os administradores de rede controlem diretamente quais recursos os dispositivos móveis podem acessar em suas redes móveis privadas.

Segundo a empresa, não haverá taxas iniciais ou custos por dispositivo no AWS Private 5G. Clientes pagarão apenas pela capacidade de rede e taxa de transferência que solicitam.

“Muitos de nossos clientes desejam aproveitar o poder do 5G para estabelecer suas próprias redes privadas on premises, mas eles nos dizem que as abordagens atuais tornam isso demorado, difícil e caro para configurar e implantar”, disse David Brown, vice-presidente, EC2 da AWS. “Com a AWS Private 5G, estamos estendendo a infraestrutura híbrida às redes 5G dos clientes para torná-la simples, rápida e barata para configurar. Os clientes podem começar pequeno e escalar sob demanda, pagando conforme monitoram e gerenciam sua rede a partir do console da AWS”.

Recent Posts

DM9 e SoulCode anunciam parceria de capacitação em tecnologia

A agência DM9 e a SoulCode Academy anunciaram essa semana uma parceria para capacitar pessoas…

13 horas ago

SoftwareOne cria BU exclusiva para serviços Microsoft no Brasil

A empresa de origem suíça SoftwareOne anunciou recentemente a criação de uma unidade de negócios…

14 horas ago

CEO da Nutanix revela expectativas da parceria com a Dell

Rajiv Ramaswami, presidente e CEO da Nutanix, subiu ao palco do Next*, evento anual da…

15 horas ago

Neuralink fará segundo teste de implante cerebral

A Neuralink, empresa de neurotecnologia de Elon Musk, teve a aprovação da FDA (Agência de…

16 horas ago

Flexibilidade, inovação e compra da VMware pela Broadcom são motores de crescimento da Nutanix

Com as principais prioridades dos CIOs focadas na modernização de aplicações, inteligência artificial (IA), plataformas…

18 horas ago

IBM anuncia plataforma de código aberto no watsonx

Como forma de aumentar seu compromisso com o ecossistema de IA de código aberto, a…

19 horas ago