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Avanço dos beacons indica consolidação da tecnologia nos próximos anos

O lançamento do iBeacon pela Apple, em 2013, impulsionou uma indústria. Três anos depois, quase 500 empresas estão operando globalmente projetos deste tipo e cerca de 6 a 7 milhões de beacons foram implementados em ambientes comerciais. A previsão é que esse número chegue a 500 milhões até 2020, de acordo com a ABI Research, e consolide os beacons de vez no mercado – surpreendente para uma tecnologia lançada como complementar dentre tantas novidades anunciadas em uma conferência da Apple.

Em artigo publicado no portal Techcrunch, Kjartan Slette, COO da Unacast, empresa especializada em desenvolvimento de plataformas com beacons, destacou a facilidade da utilização desta tecnologia. “Beacons são baratos, fáceis de usar e podem funcionar com baterias. Eles rapidamente se tornaram a tecnologia mais efetiva para conectar o mundo físico com o digital”, disse.

Comerciantes em todo o mundo estão apelidando o beacon de “santo do marketing”, tamanhas vantagens que tem trazido aos negócios. Afinal, é a ferramenta ideal para explorar o mundo físico e atuar em estratégias até então inexploradas.

Beacons exigem bluetooth para funcionar. Nos EUA, por exemplo, a porcentagem de utilização desta tecnologia é entre 40 e 50%, que mostra que ainda há um caminho a percorrer para chegar a uma adoção de mercado que atraia a maioria dos grandes anunciantes globais. E adivinha o que é um dos principais fatores para a adoção bluetooth? Fones de ouvido bluetooth. E o que a Apple acaba de matar? Fones de ouvido que não são habilitados para bluetooth.

Curiosamente, fones de ouvido bluetooth agora respondem por 54% das vendas na categoria, e o momento para a Apple acelerar esse crescimento é perfeito. Este é um sinal que a empresa está tentando corrigir o problema de adoção do bluetooth antes de lançar o iBeacon 2.0? Ou, mais radicalmente, um sinal de que a Apple apoia um padrão de tecnologia sem fio que é superior ao bluetooth que conhecemos, liderado por seus novos AirPods sem fio e chip de W1?

Ambas são questões interessantes, mas, enquanto ninguém realmente sabe as respostas, dois pontos são claros: a adoção de bluetooth vai aumentar cada vez mais, e a guerra de propriedade sobre o mundo físico está apenas começando.

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