Autoridade britânica investiga parceria da Amazon com startup de IA
CMA analisa o impacto das colaborações entre grandes empresas de tecnologia e a Anthropic, em busca de possíveis problemas de concorrência
A Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) do Reino Unido iniciou uma investigação para avaliar se a parceria entre a Amazon e a startup de inteligência artificial Anthropic apresenta riscos para a concorrência. A CMA tem até 4 de outubro para decidir se levará o caso a uma investigação mais aprofundada ou se o encerrará sem intervenções adicionais.
Esta investigação ocorre poucos dias após a CMA ter iniciado uma análise similar sobre a parceria entre a Alphabet, controladora do Google, e a Anthropic.
Leia também: EXCLUSIVO: 88% da indústria brasileira prevê o uso da GenAI em 2024
Reguladores antitruste em diversas regiões, incluindo Estados Unidos, União Europeia e Reino Unido, têm demonstrado preocupação crescente com as alianças entre grandes empresas de tecnologia e startups emergentes, prometendo trabalhar juntos para assegurar uma concorrência justa no setor.
Em resposta, a Amazon afirmou que a colaboração com a Anthropic não representa preocupações concorrenciais, alegando que não possui influência decisória sobre a startup, que continua livre para estabelecer parcerias com outros provedores. “A Amazon não possui assento no conselho nem poder de decisão na Anthropic, e a Anthropic é livre para trabalhar com qualquer outro provedor (e, de fato, tem múltiplos parceiros)”, afirmou um porta-voz da Amazon em comunicado enviado por e-mail à Reuters.
“Nossas parcerias estratégicas e relações com investidores não diminuem nossa independência na governança corporativa ou nossa liberdade de fazer parcerias com outros”, disse o porta-voz da Anthropic. “Pretendemos cooperar com a CMA e fornecer uma compreensão abrangente do investimento da Amazon e de nossa colaboração comercial”.
*Com informações da Reuters
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!