Aurora é serviço com crescimento mais rápido na história da AWS

Número de clientes ativos cresce mais de 200% em 2017. Wappa é um dos destaques no Brasil

Author Photo
11:45 am - 09 de abril de 2018

O Amazon Aurora, banco de dados relacional da Amazon Web Services (AWS), teve crescimento de mais de 200% no número de clientes em 2017, se tornando o serviço de avanço mais rápido da história da companhia.

Compatível com MySQL e PostgreSQL, o serviço entrega desempenho e disponibilidade dos bancos de dados de ponta a um décimo do custo. Entre os novos clientes do Amazon Aurora figuram empresas como ADP, Autodesk, Choice Hotels, TIBCO, Trend Micro, Cloudability, ZipRecruiter, BMLL Tech, Beachbody, Arizona State University, RecoChoku, FirstFuel, Mitel e Wappa. Essas companhias se juntaram ao grupo de clientes composto por Verizon, Capital One, GE, Dow Jones, Netflix, Nielsen, Airbnb, Expedia, NASDAQ e Pearson.

Raju Gulabani, vice-presidente de banco de dados, analytics e machine learning da AWS, comenta que, historicamente, ao analisar as soluções disponíveis, as empresas precisavam optar por desempenho ou preço. “Agora eles não precisam mais escolher; o Amazon Aurora oferece o melhor dos dois mundos”, resume.

Além disso, o executivo destaca que, em vez de depender de auditorias, multas e aumentos de preços, táticas largamente utilizadas por provedores tradicionais, a empresa continua a concentrar em interações rápidas e na introdução de novas funcionalidades. “Um exemplo disso é o Aurora Serverless, que amplia o conceito de computação sem servidor até o banco de dados relacional, e o Aurora Multi-Master, que oferece maior disponibilidade e escala das operações de gravação para diversos data centers. Esses e outros novos recursos foram projetados para oferecer suporte às cargas de trabalho corporativas mais essenciais e, ao mesmo tempo, reduzir os custos para os clientes.”

Na prática: Brasil

Entre os clientes destacados, a AWS cita a Wappa, desenvolvedora de uma plataforma para gerenciamento de custos com táxi. Com sede no Brasil, o serviço está disponível em 22 países. “Para ajudar nossos clientes a reduzir custos com viagens corporativas, nossa plataforma precisa encontrar corridas rapidamente e acelerar os processos de orçamento, pagamento e relatório”, diz Cesar Matias, CTO da Wappa.

Segundo o excutivo, desde a migração dos bancos de bancos de dados Oracle para o Amazon Aurora, o processo de validação de usuário ficou 60% mais rápido, o tempo de relatório por usuário caiu 75% e o processo de pagamento foi acelerado em 70%. “Esses números são refletidos no crescimento do número de usuários e nos níveis de satisfação dos clientes com nosso app”, completa Matias.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.