Atualização no YouTube permite retirar trechos de vídeos em disputas autorais

Novo recurso apresenta opção de remover do vídeo apenas o trecho passível de direitos autorais, mantendo o resto do conteúdo disponível na plataforma

Author Photo
4:00 pm - 02 de janeiro de 2020

As disputas de direito autoral em vídeos sempre foram um dos pontos que mais causaram estresse em quem produz conteúdo para o YouTube. Isso porque quando um vídeo é assinalado por conter algum trecho de uma música ou filme sem autorização, muitas vezes a único remédio era excluir todo o conteúdo, perdendo views e o trabalho já feito. 

Em uma atualização anunciada em dezembro, a plataforma de vídeos apresentou uma atualização chamada “Assisted Trim”, existente dentro da área de gerenciamento que aparece quando alguém faz login na plataforma.  

Com essa funcionalidade, o usuário pode deletar apenas o trecho que estão em disputa, mantendo o restante do conteúdo intacto. Atualmente, o dono da conta não consegue ajustar o tempo de corte do vídeo (os segundos em que a edição começa e quando ela termina), pois o update já apresenta os segundos “travados”. Mas a empresa já anunciou que está trabalhando para permitir essa autonomia. 

A marca também apresentou outras novidades relacionadas à disputa de direitos autorais em vídeos. Agora, quem possui algum strike (advertência) de conteúdo na plataforma pode acessar um painel que explica de forma mais completa e detalhada qual foi a penalidade cometida e o que pode ser feito para resolvê-la. 

A área logada também ganhou uma opção de filtro para analisar todos os vídeos publicados que tenham recebido alguma reclamação sobre violação de direitos autorais. Dessa forma, a empresa espera que as pessoas consigam entender de forma mais clara e transparente essa questão, que sempre gerou muita dor de cabeça para todos os lados.  

Eliminar conteúdo tóxico do YouTube é um dos principais desafios que a liderança precisa enfrentar e envolve uma série de ações. Dentre elas, prestigiar canais que produzem conteúdos alinhados com suas políticas e de qualidade. Por isso é importante dar aos criadores ferramentas que possibilitem reivindicar possíveis erros da IA ou ajustar seu vídeo de forma a não perder todo o trabalho feito. 

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.