Atos faz upgrade de sistema de geoprocessamento da Cemig
Empresa foi responsável por atualização de sistema da GE. Foram 8 milhões de elementos da rede migrados
A Atos anunciou essa semana a conclusão de um projeto de modernização do sistema de informação geográfica (GIS) da Companhia Energética de Minas Gerais, a Cemig. Durante 15 meses, foram migrados 8 milhões de elementos da plataforma Smallworld Electric Office, da GE, da versão 4.3 para 5.3, o que ocorreu, segundo a empresa, sem interrupção dos processos de negócio.
A nova arquitetura deve apoiar a Cemig em um programa de investimentos futuro em tecnologia que promete se intensificar em 2024. O projeto inclui, por parte da Atos, suporte e manutenção do sistema pelos próximos dois anos.
Leia ainda: Com expectativa de crescer 86% em 2024, Engemon IT amplia suas operações
O GIS é projetado para capturar, integrar e apresentar dados geográficos importantes para o setor de energia. Eles permitem, por exemplo, que a empresa monitore a rede de ativos, incluindo transformadores, postes, cabos e subestações, além de identificar locais para expandir e melhorar a rede de distribuição ou que necessitem de manutenção preventiva.
“As melhorias da nova plataforma do GE Smallworld Electric Office nos permitiram eliminar problemas antigos na mesma medida em que nos oferece novas funcionalidades e recursos de escalabilidade de software que abrem caminho para novas soluções que aceleram os processos de expansão e manutenção da Cemig”, diz em comunicado Cláudio Lísias Gonçalves, analista de TI da CEMIG e responsável pela atualização da plataforma.
A modernização dos sistemas de geoprocessamento nas empresas de energia é uma tendência como ferramenta de planejamento, implantação e operação de ativos de energia elétrica. Segundo a Atos, a atualização permitirá à Cemig obter ganhos de eficiência, melhora de resultados e maior valor agregado ao negócio.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!