Atos apresenta supercomputador híbrido exascale de próxima geração

BullSequana XH3000 deve estar disponível a partir do quarto trimestre de 2022

Author Photo
4:10 pm - 16 de fevereiro de 2022
Atos

Multinacional de serviços de TI, a Atos revelou nesta quarta-feira (16) seu novo supercomputador de classe exascale BullSequana XH3000. Projetado e fabricado pela Atos em Angers, na França, este é o supercomputador mais eficiente e poderoso da companhia.

O BullSequana XH3000 é desenhado para que cientistas e pesquisadores avancem em pesquisas em setores como previsão do tempo e mudanças climáticas, descoberta de novos medicamentos e genômica.

“A computação de alto desempenho fez enormes contribuições para a ciência, a engenharia e a qualidade da vida humana e é um marco da inovação e do progresso científico”, afirmou Earl Joseph, CEO da Hyperion Research, grupo de analistas da indústria de HPC.

Segundo a Atos, o BullSequana XH3000 será capaz de fornecer um poder de computação até seis vezes maior do que gerações anteriores, até um sistema de classe exascale, usando técnicas avançadas de Computação Híbrida, combinando CPUs, GPUs com IA ou mesmo em hardware de computação quântica em fluxos de trabalho de simulação científica tradicional.

Leia mais: Meta e Nvidia trabalham em supercomputador de pesquisa de IA

O modelo também é traz foco em eficiência energética, combinando design e arquitetura ecológicos, incluindo a solução patenteada Direct Liquid Cooling (DLC), que fornecerá 50% mais potência de resfriamento do que as gerações anteriores. O BullSequana XH300 também tem ciclo de vida totalmente ecológico, desde o fornecimento de matéria-prima, fabricação, teste, transporte, e descarte/reciclagem.

“A supercomputação desempenha um papel fundamental na condução de inovações para os negócios, a sociedade e a economia global como um todo e também é fundamental para a soberania científica e econômica no século XXI”, disse Rodolphe Belmer, CEO da Atos.

“Estamos extremamente orgulhosos de nosso papel como líder em HPC e de nosso novo supercomputador BullSequana, revelado hoje, resultado de 15 anos de esforços de P&D e reúne o conhecimento e experiência comprovados da Atos em computação de alto desempenho, IA, quantum, segurança e descarbonização digital. Sem dúvida, permitirá, através do portal da exascale, algumas das principais inovações científicas e industriais do futuro”, completou.

Leia também: Ada Lovelace: supercomputador é implantado na Unicamp

O BullSequana XH3000 integra as tecnologias, redes e interconexões mais exigentes e é alimentado pelas mais recentes arquiteturas de processadores e aceleradores de CPU e GPU da AMD, Intel, Nvidia e, também, o microprocessador europeu da SiPearl, para maior capacidade de energia e desempenho, para fornecer simulações científicas em maior escala, mais rápidas e mais eficientes.

Sua arquitetura OpenSequana o torna totalmente compatível com qualquer tecnologia futura de computação e servidor, para que os usuários possam escalonar facilmente conforme e quando necessário. Com uma abordagem de segurança por design, integrando monitoramento de vulnerabilidades e antecipação de ameaças, o BullSequana XH3000 garante que os dados sejam protegidos com eficiência.

O BullSequana XH3000 deve estar disponível a partir do quarto trimestre de 2022.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.