Atendimentos remotos em TI aumentam 166% no 1º semestre

O número de chamados remotos para a realização da manutenção em equipamentos de TI, incluindo computadores, notebooks e infraestrutura de operação nas corporações, aumentou em 166% no primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram coletados pela FindUP, com base em chamados feitos por 142 companhias brasileiras no período.

São empresas dos segmentos financeiro, tecnologia, varejo, alimentos, entre outros. Segundo a companhia, o número é reflexo direto da retomada geral das atividades econômicas em 2022, e da necessidade de suporte técnico rápido na área de TI para anular riscos de parada da operação em um momento de retomada.

Leia também: Para 60% das PMEs, Black Friday é data mais importante para faturamento anual

O estudo também revela que o número de atendimentos remotos em TI foi 66,67% superior ao de presenciais.

Setor bancário lidera

Responsável por 52,70% das solicitações, o setor bancário lidera com folga a demanda pelos serviços. Segundo Fábio Freire, CEO da FindUP, o setor lidera porque ao longo da pandemia criou e disponibilizou muitos novos serviços financeiros. “Isso fez com que eles passassem a investir em soluções para diminuir as instabilidades dos sistemas”, diz.

A área de tecnologia foi responsável por 18,94% dos chamados entre janeiro e junho deste ano. Segundo Freire, os números são impulsionados pela alta demanda das empresas para a criação de softwares ou implantação de novos serviços em suas operações. O segmento varejista (18,30%) aparece em terceiro.

Recent Posts

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

17 minutos ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

1 hora ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

2 horas ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

18 horas ago

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais

Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…

20 horas ago

Infraestrutura de TI também precisa evoluir para apoiar a sustentabilidade

Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…

22 horas ago