Ataques que exigem resgate em dinheiro crescem em dispositivos móveis, aponta relatório

Author Photo
10:38 am - 03 de novembro de 2014
Ataques que exigem resgate em dinheiro crescem em dispositivos móveis
Durante o primeiro semestre de 2014, foi constatado um aumento nos ataques on-line batizados de ransomware, que bloqueiam os dados do usuário até que um resgate seja pago. Porém, o problema começou a atingir também os dispositivos móveis. De acordo com o relatório de ameaças da F-Secure Labs, o número crescente de ataques de software malicioso ransomware ressalta a importância da segurança de dados para usuários domésticos, corporativos e do governo. 

Na área da mobilidade, 295 novos tipos de ameaças e variantes foram descobertos no segundo semestre deste ano, sendo 294 no Android e apenas uma no iOS. O número representa uma pequena elevação em relação aos dados obtidos no primeiro trimestre, quando 277 ameaças foram descobertas, sendo 275 direcionadas ao sistema Android. As principais ameaças ao sistema operacional do Google eram Trojans, que enviam mensagens SMS ou colhem dados de um dispositivo e encaminham para um servidor remoto. Entretanto, o número de pessoas atingidas por ramsonwares começa a preocupar. 

Nas ameaças para PC, das dez maiores detectadas, a maior parte foi o vírus Downadup/Conficker, conhecido há seis anos, que afeta 31% das máquinas globais. O vírus infectou milhões de computadores em mais de 200 países. A longa existência desse vírus acontece em razão de computadores que executam software antigo, o que ressalta a importância de manter o software do computador atualizado para que falhas de segurança ultrapassadas sejam corrigidas.

Os Macs também foram afetados, com 25 novas variantes de ameaças descobertas no primeiro semestre de 2014, algumas das quais usadas em ataques direcionados contra organizações. Outros 18 tipos de ameaças foram revelados entre julho e dezembro do ano passado, número inferior às 33 descobertas no primeiro semestre de 2013.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.