Ataques de DDoS são ameaça potencial à internet das coisas

Author Photo
12:26 pm - 10 de setembro de 2015
Ataques de DDoS são ameaça potencial à internet das coisas
Levantamento realizado pela empresa de pesquisa e inteligência de mercado Cybersecurity Ventures mostra que a evolução da internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) traz riscos à segurança, especialmente aos roteadores, utilizados com frequência como ponto de partida para os ataques mais agressivos de DDoS

Em ataque recente, a empresa rastreou 559 dispositivos de borda (um equipamento que oferece um ponto de entrada em um provedor corporativo ou a redes centrais de um provedor de serviços) que estavam sendo explorados, com mais da metade deles localizados nos Estados Unidos, China, Bulgária e Rússia.

Os roteadores também são utilizados em ataques de reflexão de Simple Service Discovery Protocol (SSDP), relata o estudo. Tanto é que somente nos últimos sete dias a empresa identificou 64 scans baseados em internet para serviços de SSDP.

Essas ameaças são particularmente perigosas, de acordo com o levantamento, porque podem utilizar roteadores vulneráveis para amplificar um ataque além dos limites de largura de banda tradicionais, ao mesmo tempo que escondem a fonte original do ataque.

Em razão desse quadro, o estudo indica que até o final de 2017, mais de 20% dos negócios utilizarão serviços de segurança para proteger suas iniciativas de IoT. Além disso, como dispositivos antigos não têm mais suporte por parte dos fabricantes, as correções não são mais oferecidas, o que cria oportunidades para os ataques de hackers.  

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.