Ataques cibernéticos disparam no Brasil no terceiro trimestre de 2024

Aumento recorde de ataques registrado pela Check Point no País chega a 95%, e 75% no resto do mundo

Author Photo
8:46 am - 01 de novembro de 2024
Imagem: Shutterstock

A Check Point Research (CPR), divisão de inteligência em ameaças da Check Point Software, divulgou um relatório do cenário de ataques cibernéticos no terceiro trimestre de 2024. As descobertas são alarmantes: houve aumento inédito nos ataques em escala global, e no Brasil o índice foi ainda maior.

O número médio semanal de ataques cibernéticos por organização no mundo atingiu um recorde de 1.876 no terceiro trimestre de 2024, crescimento de 75% em comparação ao mesmo período de 2023 e de 15% em relação ao trimestre anterior. No Brasil houve aumento de 95% dos ciberataques contra organizações, ou 2.766 tentativas semanais – eram 747 ataques semanais no mesmo período de 2023.

Os valores são os maiores já registrados na série histórica divulgada pela CPR desde 2021. As estatísticas e dados para o levantamento foram coletados pela plataforma Check Point ThreatCloud AI, que analisa grandes volumes de dados e indicadores de compromisso (IoCs) diariamente.

Leia também: De olho na hiperpersonalização, Itaú amplia uso da inteligência artificial

Segundo a empresa de segurança israelense, no período houve não só uma elevação “substancial” no volume de ataques, como também uma diversificação de táticas cibernéticas adotadas por cibercriminosos, o que destaca “urgência em fortalecer as defesas contra essas ameaças”.

Setores e regiões dos ataques cibernéticos

O setor de educação e pesquisa foi o principal alvo dos cibercriminosos no mundo, com média de 3.828 ataques semanais por organização. Em seguida aparecem o governo/forças armadas e saúde, com 2.553 e 2.434 ataques semanais, respectivamente.

Entre as indústrias, a de fabricantes de hardware foi a que experimentou o maior aumento anual, com os ataques 191% maiores.

Em termos regionais, a África foi a região mais afetada pelos ataques cibernéticos no terceiro trimestre de 2024, com média de 3.370 ataques semanais por organização, aumento de 90% em relação ao ano anterior. Na Europa (86%, 1.557 ataques semanais) e América Latina (72%, 2.844 ataques semanais) o cenário também é considerado preocupante.

Reinado do ransomware

Apesar de uma leve redução em relação ao ano anterior, o ransomware continua a representar um desafio, diz a Check Point. Mais de 1.230 incidentes se tornaram públicos, e a América do Norte é a região mais afetada, com 57% dos casos. A Europa foi a segunda mais impactada, com 24%, seguida pela Ásia-Pacífico, com 13%. A América Latina ficou com 4% dos casos.

Entre os setores, o de manufatura foi o mais atingido no mundo, concentrando 30% dos ataques de ransomware. Saúde registrou 13% e varejo e atacado 10%.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.