Ataques à infraestrutura crítica poderão causar perda humana, acreditam profissionais da TI

Author Photo
10:16 am - 18 de agosto de 2015
Ataques à infraestrutura crítica poderão causar perda humana
Apesar de demonstrarem satisfação com os resultados de esforços para melhorar a segurança nos últimos três anos, a maioria dos executivos de TI (72%) em organizações de infraestrutura crítica afirmam que o nível dos ataques continua aumentando, aponta uma pesquisa divulgada pela Intel Security, em parceria com o Aspen Institute. 

Ainda de acordo com o levantamento, 48% dos entrevistados acreditam que é provável que um ataque à infraestrutura, com potencial de provocar perda de vida humana, seja possível dentro dos próximos três anos.

A maioria dos entrevistados (86%) aponta a necessidade de parcerias público-privadas de compartilhamento de inteligência para estarem em dia com as ameaças à segurança cibernética cada vez mais frequentes. 

Mais de 70% dos participantes acham que o nível de ameaça à segurança cibernética em suas organizações está aumentando. Cerca de nove entre dez (89%) participantes sofreram pelo menos um ataque em um sistema em suas organizações nos últimos três anos – com uma média de quase 20 ataques por ano, sendo que 59% dos participantes declararam que pelo menos um desses ataques resultou em dano físico.

Apesar do cenário preocupante, os entrevistados demonstram satisfação ou extrema satisfação com o desempenho das próprias ferramentas de segurança, tais como proteção de terminais (84%), firewalls de rede (84%) e gateways web (85%).

Além disso, 76% dos participantes acredita que uma força de defesa nacional deve responder quando um ataque cibernético danifica uma empresa de infraestrutura crítica dentro das fronteiras nacionais e 68% dos respondentes acreditam que seu próprio governo pode ser um parceiro valioso e de respeito na cibersegurança.

O levantamento, realizado por Vanson Bourne, entrevistou 625 tomadores de decisão de TI com influência nas soluções de segurança de suas respectivas organizações na França, na Alemanha, no Reino Unido e nos Estados Unidos (250 entrevistas nos EUA e 125 em cada um dos outros países).
 
Os participantes eram de organizações privadas e públicas (mínimo de 500 funcionários), com foco específico nos setores com infraestrutura de energia (139 participantes), transporte (130 participantes), financeiro (159 participantes) e governo (128).

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.