Ataque hacker contra PF e PRF pode ter excluído dados dos sistemas

Fontes afirmam que informações de policiais que deviam à União foram apagadas

Author Photo
6:41 pm - 21 de dezembro de 2021
segurança cibernética

Um ataque cibernético derrubou o sistema interno da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo informações obtidas pelo Portal R7, dados de policiais com dívida ativa com a União foram apagados durante a ação. As equipes de segurança do governo acreditam que dados de condutores cadastrados em bancos de dados das corporações tenham sido excluídos.

As corporações foram atingidas no dia 10, em meio a ataques a diversos órgãos do governo que tiveram como alvo principal o Ministério da Saúde. De acordo com fontes policiais ouvidas pelo veículo, os sistemas permanecem fora do ar e os dados ainda não foram recuperados.

Leia mais: Sites e aplicativo do Ministério da Saúde sofrem ataque hacker

“Saiu na mídia que os dados não foram afetados. Mas percebemos que muita coisa foi excluída. Existe a expectativa de que tudo volte hoje à tarde, mas ainda não se sabe se o que foi perdido será recuperado”, diz uma fonte anônima que integra a área policial.

O ataque impacta o trabalho de milhares de policiais em todo o Brasil, principalmente quem atua na área administrativa e precisa levantar informações para direcionar ações, investigações e fiscalização de entradas e pessoas. A suspeita é que tenha ocorrido um ataque do tipo ransomware.

Os dados roubados estariam em duas redes de servidores. As investigações, até o momento, não encontraram os autores das ações nem identificaram a localização dos atacantes. A suspeita é que o crime tenha partido de algum servidor que atua no governo e tem acesso privilegiado ao sistema.

A PF informou que não comenta investigações em andamento. Já a PRF se pronunciou por meio de nota:

“Na última sexta-feira (10), a PRF foi alvo de um incidente de segurança em uma de suas bases de dados, o que provocou a indisponibilidade de alguns sistemas, dentre eles o SEI.

Não foi identificado vazamento de dados.

Desde o momento que o incidente foi identificado, este foi imediatamente bloqueado. Equipes de técnicos da PRF estão trabalhando ininterruptamente para restaurar seus sistemas através dos back-ups, necessitando ainda de um prazo de 48h.

O caso está sendo investigado pela Polícia Federal e acompanhado pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI).”

* com informações do Portal R7

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.