Ataque de ransomware paralisa CVC durante o fim de semana

Empresa de viagens e turismo está sem central de atendimento e ainda não conseguiu determinar extensão do problema

Author Photo
4:08 pm - 04 de outubro de 2021
cvc Foto: Shutterstock

Em um pop-up imenso logo na home do site, em letras sobre um fundo amarelo bastante chamativo, um aviso aparece aos clientes: “A CVC Corp informa que foi vítima de um ataque cibernético.” A empresa de viagens e turismo também reitera no comunicado que “ativou todos os protocolos de segurança” e que “está atuando de forma diligente para mitigar os efeitos do ocorrido e preservar a continuidade dos seus negócios”.

O incidente, que afeta a empresa desde o último sábado (2), está sendo informado pela companhia para tentar reduzir a tensão entre clientes e parceiros, principalmente aqueles com viagens marcadas. A empresa admitiu em comunicado à imprensa que se trata de um ataque de ransomware, praga virtual que sequestra dados ou sistemas mediante o pagamento de um resgate.

Mas não revelou qual a extensão do ataque, nem se o resgate foi ou será pago. Os efeitos do incidente ainda estão sendo investigados, diz a empresa, que admite ter ficado com ambientes indisponíveis, parte deles no entanto “já restabelecidos”.

Leia também: Metade dos funcionários toma riscos com senhas durante o trabalho remoto

A empresa disse que o embarque de clientes com viagens marcadas e reservas confirmadas não foram impactadas. No entanto aqueles que tiverem problemas não podem contar com a central de atendimento, que está “temporariamente indisponível”, conforme a própria empresa.

“A CVC Corp lamenta o ocorrido e em nome da transparência com clientes, colaboradores, parceiros, franqueados, agentes de viagens e com o mercado manterá comunicações subsequentes assim que mais informações forem apuradas”, diz o comunicado garrafal em amarelo.

Ataques de ransomware parecem ter realmente vindo para ficar. Um estudo da Infoblox divulgado recentemente mostra um aumento de 92% no número de ataques desse tipo no Brasil em 2021, com perdas globais chegando a US$ 20 bilhões.

Entre as vítimas recentes e notórias estão a varejista Renner, a rede de medicina diagnóstica Fleury e, no setor público, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Mas esses são só alguns entre muitos exemplos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.