Assinaturas 5G devem chegar a 190 milhões até o final de 2020

Relatório da Ericsson indica que este número deve chegar a 2,8 bilhões até o final de 2025

Author Photo
2:00 pm - 25 de junho de 2020

Embora a pandemia tenha desacelerado o crescimento das assinaturas de 5G em alguns mercados, houve aceleração em outros, segundo relatório da Ericsson. A empresa elevou sua previsão do número global de assinaturas de 5G para 190 milhões até o final de 2020, e a 2,8 bilhões até o final de 2025. O relatório indica ainda que deverão existir 160 milhões de conexões de acesso fixo sem fio (FWA) até o final de 2025, o que representará 25% do tráfego global de dados da rede móvel.

O relatório Mobility Report da Ericsson analisa incisivamente o papel das redes e da infraestrutura digital ao manter as sociedades em funcionamento e as famílias conectadas durante a pandemia da Covid-19 e contém também projeções para crescimento do tráfego de dados e assinaturas regionais.

“A disseminação da Covid-19 levou pessoas de todo o mundo a mudar suas vidas diárias e, em muitos casos, a trabalhar ou estudar em casa. Isso levou a uma rápida mudança do tráfego de rede das áreas comerciais para as residenciais. Esse relatório mostra que nesse cenário, as redes móveis e fixas cada vez mais são componentes importantes de uma infraestrutura nacional crítica”, afirma Paulo Bernardocki, Diretor de Soluções e Tecnologia de Redes da Ericsson.

Infraestrutura digital

Alterações no comportamento dos usuários devido à quarentena provocada pela Covid-19 causaram alterações mensuráveis no uso de redes fixas e móveis. A maior parte do aumento do tráfego foi absorvida pelas redes residenciais fixas, que tiveram um crescimento de 20% a 100%. Mas muitos provedores de serviços também notaram um aumento na demanda em suas redes móveis.

Em um estudo recente realizado pelo Ericsson Consumer Lab, 83% dos entrevistados de 11 países afirmam que as tecnologias de informação (TICs) têm sido de grande ajuda para lidar com o isolamento social. Os resultados mostram uma maior adoção e uso de serviços de TIC, como aplicativos de e-learning e bem-estar, que ajudaram os consumidores a se adaptarem a novas realidades, sustentadas pela conectividade.

No futuro, enquanto 57% dos entrevistados do estudo Ericsson Consumer Lab afirmam pretender economizar dinheiro para fins de segurança financeira, um terço planeja investir em 5G e em uma banda larga aprimorada em casa para estar mais bem preparado para uma segunda potencial onda de Covid-19.

“Além de medir o sucesso do 5G pelo volume de assinaturas, seu impacto será julgado pelos benefícios que traz para pessoas e empresas. O 5G foi feito para a inovação, e esta crise destacou o verdadeiro valor da conectividade e o papel que ela pode desempenhar no reinício das economias”, comenta Bernardocki.

FWA

Prevê-se que as conexões sem fio fixas (FWA) cheguem a quase 160 milhões até o final de 2025, totalizando cerca de 25% do tráfego de dados da rede móvel global e atingindo 53 exabytes. Será um crescimento de quase 8 vezes em comparação aos números do final de 2019, quando o tráfego global de dados de FWA havia sido estimado em cerca de 15% do total global.

As FWA de 4G ou 5G são uma alternativa cada vez mais econômica para o fornecimento de banda larga. É um mercado impulsionado por vários tipos de atividade, como as demandas de consumidores e empresas por serviços digitais, além de programas e subsídios patrocinados pelo governo.

Tags:
5G

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.