Mais lidas
1

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização

2

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs

3

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
CONTEÚDO ORIGINAL
Agora os conteúdos da CIO estão no IT Forum! Para saber mais clique aqui
  • Home >  
  • Notícias >
  •  CIO

As principais competências para um líder enfrentar a atual crise causada pelo coronavírus

Soft Skill são essenciais durante o momento de crise, onde líderes precisam atuar com foco nos colaboradores e no negócio

Karina Pizzini, especial para a CIO Brasil
12:03 pm - 23 de março de 2020
Shutterstock

Conforme a preocupação com o aumento de casos do coronavírus no Brasil, empresas correm para adaptar suas atividades e seu formato de trabalho, proteger seus colaboradores e manter os negócios ativos. Quando uma crise econômica e de saúde pública se alastra no mundo, líderes precisam agir rapidamente com medidas para a proteção de seus colaboradores e contenção da doença, mas também definir plano de contingência, soluções para eventuais perdas de produtividade dos profissionais em home office, paralisar turnos e plantas, rever metas e projetos.

“É preciso cuidar dos colaboradores e evitar que o vírus se espalhe ainda mais rapidamente. Ter consciência para não subestimar o problema, mas avaliar as possibilidades de cada empresa. Como continuar a entregar bons resultados, sem prejuízo à saúde?”, aponta David Braga, CEO headhunter da Prime Talent.

Seja por decreto ou iniciativa das própria empresas, a situação leva a mudanças drásticas nas estruturas de trabalho. “A gente vem de um histórico de crise que já assolava o país, que já fazia as empresas se reinventarem ao longo do tempo, agora que estávamos tomando fôlego nos deparamos com essa calamidade mundial. Então, os líderes vão ser ainda mais exigidos em relação aos soft skills. Eles terão ter que resguardar os dois lados, o pessoal e o corporativo”, alerta Braga.

Para o executivo, o cenário atual exige dos líderes competências como capacidade para tomada de decisão, comunicação, criatividade e resiliência.

Tomada de decisão

“Alguns ainda estão pagando para ver e a demora para tomada de decisão pode levar uma empresa a falência”, ressalta. Segundo o especialista, ainda não conseguimos ver para onde essa crise vai nos levar ou quanto tempo irá durar, por isso é essencial uma ação imediata para tomada de decisão e gestão das pessoas e das atividades, sobretudo devido ao risco eminente. É importante que o líder analise a estrutura da corporação para definir quem fica e quem vai para casa, enquanto ainda não existem determinações oficiais neste ponto.

Ele lembra que nem todas as funções permitem o trabalho remoto, por isso, é importante determinar os grupos de trabalho de forma que a empresa não precise parar, porém que mantenha seus colaboradores seguros.

Criatividade

“Como é algo que é a primeira vez que vivenciamos com essa abrangência global, vai exigir muita capacidade criativa de inovação. Quando falamos de inovação e disrupção não tem a ver com tecnologia, mas sim criar novos caminhos, passagens alternativas para driblar essa crise, que como toda crise, é inesperada. Afeta a economia, as empresa e a própria vida das pessoas”, explica Braga. Ele lembra que o objetivo é fazer com que as perdas sejam as menores possíveis.

Como nem todos poderão trabalhar de casa, Braga sugere que as empresas criem maneiras de monitorar os colaboradores, seja através dos gestores ou da equipe de Recursos Humanos, de maneira que os mantenha – aqueles que possível – engajados com atividades da empresa, como treinamento de capacitação, revisão de planos estratégicos, alinhamento de expectativas e etc.

“A área de RH precisa acompanhar esses profissionais, pois eles podem estar angustiados em casa, com ansiedade, depressão e etc. O RH tem um papel estratégico de criar ações para acompanhar esses profissionais, pois não sabemos quanto tempo isso vai durar”, orienta. Ele recomenda chamadas pelo WhatsApp, videochamadas, e outras alternativas que melhorem a comunicação entre os pares – outro ponto destacado pelo profissional.

Comunicação

É importante que os líderes sejam claros, atualizem a equipe e abram o canal para comunicação com o seu time. Braga diz que esta é a chance de ouvir ideias inovadoras de diferentes colaboradores, até mesmo dos não-líderes que podem surgir com saídas interessantes para a organização. “Para isso vai ser exigido uma comunicação de forma fluida e transparente para que se possa alinhar às reuniões e tomadas de decisão”, afirma.

Braga lembra também a importância de manter uma comunicação clara com todo os stakeholders da organização para que todos tomem consciência dos fatos e das ações de contingência sendo realizadas para empresa e suas possíveis consequências. “É o momento de pensar coletivo”, enfatiza.

Ele reforça a importância de os profissionais atuarem com um grande controle emocional e de persuasão, além de serem transparentes e desenvolverem ações para garantir a boa comunicação de todos os novos processos com os colaboradores e clientes.

Resiliência

“Liderar é isso, você ter resistência para passar essa fase de forma otimista, trazer proposições. Tomar decisões, ainda que impopulares. O líder precisa ter maturidade emocional”, afirma. “É no caos que se formam novos líderes, que por vezes não estão no papel estipulado de liderança”, complementa Braga. O líder precisa motivar, engajar e manter a equipe otimista em relação à crise, mesmo que esteja tão preocupado quanto os outros.

“Esse é o momento para, enquanto seres humanos, parar e refletir quais as escolhas que estamos fazendo, repensar nossos caminhos e valores. O momento de parada também serve como um momento de autoconhecimento”, finaliza.

Tags:
Coronavírus
Gestão
liderança
Em alta

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização
Em alta

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs
Em alta

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados