As habilidades mais valiosas para desenvolvedores de software conseguirem um novo emprego agora

Identificamos algumas das áreas onde desenvolvedores podem concentrar sua atenção para se destacar da multidão em um mercado desafiador

Author Photo
10:21 am - 11 de janeiro de 2021

Como uma das poucas áreas de verdadeiro crescimento da última década, o desenvolvimento de software é uma habilidade constantemente em demanda que abrange uma série de funções, disciplinas e estruturas. Entretanto, decidir qual delas o colocará na melhor posição possível para colher os benefícios é uma tarefa que depende de algumas variáveis, mas existem algumas tendências do setor que lhe ajudarão a fazer investimentos sagazes em habilidades.

Isso é especialmente importante porque a pandemia da COVID-19 continua a causar impacto negativo no mercado de trabalho global. Olhando além da pandemia, o número de desenvolvedores de software globalmente deve se recuperar, o que significa que a competição por talentos só deve ficar mais acirrada. Havia 23 milhões de desenvolvedores de software em 2018, de acordo com a análise da Evans Data Corporation, com esse número esperado para chegar a 27,7 milhões em 2023, antes de ser ajustado para a pandemia.

Com essa definição do terreno, quais habilidades de desenvolvedor são as mais valiosas no mercado de hoje? Analisamos os dados para encontrar as habilidades de desenvolvedor mais rentáveis ​​para os próximos anos e a melhor forma de se preparar para o sucesso no atual mercado de trabalho tenso.

Não coloque todas as apostas na mesma mesa

Os desenvolvedores são frequentemente julgados e avaliados em sua proficiência com certas linguagens de programação e estruturas, mas é importante lembrar que essas são habilidades transferíveis.

O Stack Overflow perguntou a milhares de desenvolvedores com que frequência eles aprendem uma nova linguagem ou estrutura para sua Pesquisa de Desenvolvedores de 2020, com cerca de 75% dos entrevistados dizendo que aprendem uma nova tecnologia pelo menos uma vez por ano.

“Linguagens e estruturas são muito semelhantes, então as diferenças entre as linguagens de programação são muito menores do que a palavra falada. Mudar de PHP para Python não é como aprender francês”, diz Hew Ingram, chefe de engenharia da Applied, especialista em tecnologia de recrutamento.

Por exemplo, Ingram diz que se estivesse contratando um desenvolvedor React, ele “não se importaria se eles tivessem feito React antes, se tivessem feito Angular, J Query ou até mesmo Javascript, eles seriam capazes de pegar o React realmente rapidamente.”

No desenvolvimento de software, como em muitos planos de carreira, as habilidades transferíveis demonstráveis ​​são mais valiosas do que uma longa lista de proficiências, e muitos gerentes de contratação estão se tornando cada vez mais agnósticos quanto ao idioma, de acordo com o HackerRank.

Algumas habilidades são mais importantes do que outras

Dito isso, existem habilidades e estruturas que estão em alta demanda no momento que serão mais valiosas em seu currículo do que algo onipresente como Javascript ou C++.

Rust e Dart são linguagens de programação leves que rapidamente ganharam popularidade entre os desenvolvedores, liderando a lista de linguagens de programação de rápido crescimento no GitHub entre 2018-2019.

Da mesma forma, a própria linguagem de programação Go do Google está crescendo em popularidade de acordo com a Hired, que viu engenheiros qualificados ganhando uma média de mais de nove solicitações de entrevista por candidato, com Scala e Ruby logo atrás com mais de oito solicitações de entrevista por candidato em 2019.

Ainda assim, Java e Javascript podem ser as linguagens de programação mais rentáveis ​​para aprender se você está apenas começando. Na verdade, Java continua sendo a segunda habilidade mais solicitada pelos empregadores, atrás de SQL, de acordo com a análise do popular site de empregos.

Depois, há o Python, que cresceu rapidamente no ranking de habilidades na última década. A linguagem de programação, que é popular entre os cientistas de dados, é agora a terceira habilidade mais solicitada de acordo com milhões de ofertas de emprego nos EUA no site Even.com entre 2014 e 2019.

Também foi nomeada a linguagem de programação Tiobe do ano para 2020, depois de saltar 2,01 pontos percentuais no ano passado no Índice Tiobe de popularidade da linguagem, superando o C++, que aumentou 1,99 pontos percentuais.

O relatório GitHub State of the Octoverse 2019 oferece algum contexto:

Por trás do crescimento do Python está uma comunidade em rápida expansão de profissionais de ciência de dados e amadores – e as ferramentas e estruturas que eles usam todos os dias. Isso inclui os muitos pacotes centrais de ciência de dados movidos por Python que estão reduzindo as barreiras para o trabalho de ciência de dados e provando ser fundamentais para projetos acadêmicos e empresariais.

Em 2019, o Python também superou o Java como a segunda linguagem mais popular no GitHub por contribuidores de repositório pela primeira vez.

A natureza mutável das habilidades de back end

Com foco no back-end, há uma direção clara do ponto de vista das habilidades: contêineres e nativos da nuvem.

As habilidades gerais de computação em nuvem tendem a se alinhar com os fornecedores principais: Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure e Google Cloud Platform. Os gerentes de contratação tendem a contratar com base nesses conjuntos de habilidades específicas para que os desenvolvedores possam ser integrados rapidamente à equipe.

Se você deseja se alinhar a um deles, a AWS continua a se provar a mais popular, pois muitas empresas construíram seus serviços na pilha da AWS. A análise do Even mostrou que as ofertas de emprego para desenvolvedores proficientes em AWS aumentaram cinco vezes de 2014 a 2019, superando em muito a demanda do Azure e do GCP.

No lado do contêiner, a pesquisa do Even mostra que a demanda por habilidades Docker continua a crescer, com aumento de 4.162% desde 2014 e foi listada em mais de 5% de todos os empregos de tecnologia dos EUA em 2019.

A demanda por proficiência com a ferramenta de orquestração de contêiner Kubernetes e a malha de serviço que o Istio seguiu naturalmente, já que ambos se tornaram uma forma padrão do setor de gerenciar ambientes em contêiner.

O Kubernetes continua sendo um dos dez projetos de código aberto mais populares por contribuidores, de acordo com o relatório State of the Octoverse do GitHub de 2019. Da mesma forma, o Istio estava entre os projetos de crescimento mais rápido por contribuintes, com um aumento de 194% nas contribuições durante 2019.

Solicitando o full-stack

Um grande salto para desenvolvedores de software nos últimos anos foi a ascensão do chamado desenvolvedor ‘full-stack’, um pau para toda obra que pode lidar com a codificação de front e back end necessária para construir e executar aplicativos. até o fim.

De acordo com o 2020 Developer Skills Report do HackerRank, a contratação de gerentes em empresas de todos os tamanhos “concorda que os desenvolvedores full-stack são prioridade máxima”, com 38% deles dizendo que essa era a função número um para eles preencherem em 2020.

Há algum debate sobre se um desenvolvedor full-stack é de fato um unicórnio, mas se você está procurando preencher os critérios de contratação de gerentes, precisará ter proficiência em ambas as linguagens de front end, como HTML/CSS e JavaScript, combinadas com as linguagens de back-end e estruturas como Node.js, Python, Ruby e Java, com algumas habilidades em Git, banco de dados e aplicativos móveis ou da Web para garantir. Boa sorte.

Os dados ainda são o novo petróleo

A ascensão da ciência de dados e de seu parceiro no crime, o engenheiro de dados, também fez com que várias linguagens e habilidades aumentassem constantemente no ranking de popularidade.

Ferramentas de streaming de dados como Kafka, data warehouses modernos como Redshift e Snowflake e a popular biblioteca de aprendizado de máquina Tensorflow viram a demanda aumentar nos últimos anos.

Python, R e Spark são habilidades em rápido crescimento que apontam para a fome por habilidades de ciência de dados das organizações hoje também.

Isso antes mesmo de entrarmos nas complicadas águas do que envolve aprendizado de máquina e habilidades de inteligência artificial. Isso viu o surgimento de ferramentas de ML realmente direcionadas, como o Pytorch.

É claro que nem todos podem ser cientistas de dados, e muitos desenvolvedores não terão esse conjunto de habilidades, mas ter habilidades complementares certamente não prejudicará sua empregabilidade.

A educação formal não é tudo

Finalmente, é importante lembrar que um diploma formal em ciência da computação não é uma necessidade para conseguir um emprego como desenvolvedor de software em 2021.

“É fundamental que os gerentes de contratação se concentrem em avaliar as habilidades de um candidato, em vez de indexar a educação. Embora 50% dos engenheiros de software tenham um diploma de ciência da computação, outros 32% aprenderam a programar por conta própria ou por meio de um bootcamp de codificação – e podem muito bem ter o mesmo conjunto de habilidades de programação “, escreveu o CEO contratado Mehul Patel no relatório 2020 State of Software Engineers do recrutador de tecnologia.

Na verdade, o Google e a Microsoft lançaram alternativas aos diplomas universitários padrão, com o esquema de Certificados de Carreira do Google e a iniciativa global de qualificação da Microsoft.

“A Geração Z tem mais probabilidade do que qualquer geração anterior de utilizar bootcamps. Quase um em cada seis afirma ter aproveitado bootcamps para aprender novas habilidades”, segundo o HackerRank’s 2020 Developer Skills Report. Além disso, 32% dos gerentes de contratação estão trazendo graduados do bootcamp e 72% deles dizendo que essas contratações “estavam igualmente ou melhor equipadas para o trabalho do que outros (s).”

O debate continuará sobre o verdadeiro valor de um diploma tradicional em ciência da computação para ser um engenheiro de sucesso, mas o certo é que esse caminho pode não ser acessível a todos, e isso não deve excluir essas pessoas do mercado de trabalho.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.