As dores de lidar com dispositivos móveis em um mundo híbrido

Utilização de dispositivos muitas vezes traz falsa sensação de segurança e embaçamento dos limites entre dados de trabalho e pessoais

Author Photo
3:45 pm - 25 de outubro de 2022
trabalho, trabalho híbrido

Nunca antes tanto se alterou tão rapidamente. Por mais que o fim da pandemia ainda seja um veredicto em debate, uma coisa é certeza: o mundo mudou, e, juntamente com ele, o modo como as pessoas trabalham. Se antigamente o ofício era algo que se exercia, salvo raras exceções, apenas no escritório, agora é possível trabalhar de todo lugar do planeta, a todo horário e através de inúmeras meios.

Contudo, todo lugar não deveria significar qualquer lugar, e os inúmeros meios de trabalho não deveriam incluir ferramentas e conexões que possam colocar em risco tanto funcionários quanto os próprios serviços de uma empresa. Estamos falando, é claro, de um assunto que tem atormentado as administrações de TI de diversas empresas: o uso de dispositivos móveis.

Apesar de muitas empresas já buscarem uma volta à ‘normalidade’ e muitos escritórios estarem em processo de reabertura, o trabalho híbrido e o uso do ‘home office’ não mostram sinais de despopularização. E, nesse ambiente, laptops, smartphones e tablets tornaram-se as ferramentas preferidas dos trabalhadores. Contudo, a utilização desses dispositivos muitas vezes traz uma falsa sensação de segurança e um embaçamento dos limites entre os dados referentes ao trabalho e os dados pessoais do funcionário. Além disso, piorando a situação, o uso de dispositivos móveis aumentou consideravelmente a área digital vulnerável a ataques.

O que fazer? Infelizmente, essa não é o tipo de situação na qual um breve email de conscientização sobre cibersegurança resolveria o problema. Os administradores de TI  já estão extremamente sobrecarregados com a necessidade de garantir que todos esses endpoints estejam seguros o suficiente para lidar com dados corporativos. Para resolver essa questão, é preciso primeiro entender quais são os principais pontos problemáticos da segurança de dispositivos móveis com os quais é preciso lidar, para depois entender a solução.

O desafio inicial já se apresenta em uma das características principais do trabalho remoto: a insegurança da conexão de rede de internet. Funcionários em home office ou em trabalho híbrido geralmente se conectam a redes públicas ou familiares de WiFi para trabalhar, simplesmente por ser mais conveniente. No entanto, visto que essas redes são compartilhadas e geralmente não possuem todas as medidas adequadas de segurança, conectar-se a elas pode servir como um convite aberto para hackers explorarem o dispositivo e os dados sendo transmitidos.

Outra abertura para o cibercrime se aloja no uso de aparelhos com tecnologia Smart. Diversos dispositivos móveis possuem várias funcionalidades integradas, assim como contramedidas que garantem que essas funcionalidades não estejam em execução, a menos que requeridas. Contudo, se um desses dispositivos estiver sendo utilizado para o trabalho e for comprometido, esses recursos podem ser ativados silenciosamente e usado por agentes mal-intencionados para visualizar arquivos corporativos confidenciais.

É claro, se esses fatores já são difíceis de controlar em aparelhos da empresa, a situação torna-se mais complexa ainda quando se adota uma política de BYOD (traga seu próprio dispositivo) – principalmente se essa política não possui regras e limites bem definidos pela empresa. Afinal, é complicado monitorar os dados corporativos acessados em um dispositivo de propriedade pessoal enquanto se mantém a privacidade do espaço de trabalho do funcionário. A vigilância completa do dispositivo pode violar a privacidade do usuário, porém o não monitoramento pode resultar em segurança comprometida dedados corporativos.

Além do uso dos dispositivos em si, é importante também prestar atenção a quais tipos de aplicações e softwares estão sendo escolhidas para utilização pelos funcionários – se os funcionários não recebem as aplicações, os conteúdos e o acesso necessários em todos os seus dispositivos de trabalho corretamente, eles podem (e provavelmente vão) buscar esses serviços em fontes terceiras, o que também representa uma ameaça de segurança e aumenta a vulnerabilidade dos dados.

Infelizmente, em conjunto com todas as situações já mencionada acima, as ferramentas escolhidas para o trabalho remoto não deixam de possuir todas as vulnerabilidades que uma ferramenta comum de trabalho em escritório também possui: risco de infecção por malwares, suscetibilidade a ataques de hackers através de links maliciosos e fragilidade frente a diversos ataques cibernéticos, ocorram esses através de aplicações mal intencionadas ou de engenharia social.

Considerando todas essas terríveis possibilidades, fica mais compreensível a escolha de tantas empresas de abortar o trabalho remoto e reforçar o uso bem supervisionados de dispositivos locais. Porém, isso nem sempre é uma opção, e certamente se preparar para um futuro com diversas possibilidades de trabalho e inovação é uma escolha mais interessante para qualquer organização do que se apegar a um passado no qual as medidas de cibersegurança pareciam mais simples. Felizmente, existem soluções holísticas que podem ajudar a iluminar esse futuro.

Através de soluções de gerenciamento de dispositivos móveis, os administradores de TI podem aplicar configurações de segurança e restrições em dispositivos; gerenciar aplicações e seu conteúdo e atuar de forma proativa e reativa em ações de gerenciamento, garantindo que a confidencialidade, integridade e disponibilidade de dados é mantida sempre. Esse tipo de ferramenta e de prática é, sem dúvidas, a melhor saída para garantir a segurança digital de uma empresa – tanto no escritório quanto remotamente.

O futuro pode ser remoto, mas ele não precisa ser desolado, desde que se tenha boas práticas e ferramentas.

* Gabriela Zchrotke é content specialist da ManageEngine

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.