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Aruba lança plataforma com APIs para desenvolvedores e reformula programa de canais

A Aruba, fornecedora de soluções de mobilidade que foi recentemente adquirida pela Hewlett Packard Enterprise (HPE), anunciou a disponibilização da plataforma Mobile First no Brasil. A solução é baseada em software que utiliza interfaces de programação de aplicativos (APIs) para fornecer aos desenvolvedores e líderes de mercado mais informações sobre as redes. O objetivo é que parceiros consigam agregar funcionalidades, sobretudo com foco em mobilidade e internet das coisas (IoT, na sigla em inglês). Outro anúncio feito pela empresa, durante evento para clientes e parceiros realizado nesta quarta-feira (5/10), em São Paulo, foi o novo programa de canais, o Partner Ready Networking.

A empresa aposta as fichas na crescente demanda por aplicações para dispositivos conectados, por meio do fornecimento de soluções de rede e de TI. Hilmar Becker, country manager da Aruba no Brasil, explicou que o novo sistema pretende ser aberto para parceiros de vários setores, visando desenvolver projetos em conjunto. “Uma das ideias apresentadas por uma companhia surgiu aqui mesmo no evento. A proposta apresentada por um desenvolvedor possibilitaria ao público de um show de música fazer parte do espetáculo com o próprio smartphone. A organização poderia se conectar com o público por meio do Wi-Fi e adicionar luzes dos celulares da plateia ao espetáculo de iluminação, por exemplo. Todos poderiam interagir e fazer um bonito espetáculo”, disse Becker, citando um exemplo de projeto vislumbrado pela fabricante.

A estratégia da empresa é posicionada em meio à transformação que a Aruba tem notado no mercado. “A migração das soluções cabeadas para wireless está em andamento. É uma mudança do mercado e a tendência é cada vez maior o desenvolvimento de soluções para mobilidade”, destacou Juan Carlos Urdaneta, diretor-geral para a América Latina e Caribe.

A empresa busca desenvolver soluções para Wi-Fi cada vez mais eficazes para o desenvolvimento de aplicações. Essa tecnologia tem sido um dos principais focos dos projetos em andamento. “O Wi-Fi não é mais simplesmente uma antena. Ele é peça principal na rede e, por isso, sua estrutura precisa ter a mesma qualidade de cabeados”, disse Becker.

Nesse sentido, a Aruba tem desenvolvido também soluções com beacons, tecnologia de localização mais efetiva do mercado. Estima-se que a precisão de localização do beacon é de 30 cm. A plataforma Mobile First, da Aruba, utiliza dispositivos Bluetooth Low Energy (BLE) para fornecer informações analíticas dos usuários da rede à plataforma Meridian Mobile App. A empresa desenvolveu também o recurso Meridian Goals, que intensifica dados coletados via BLE para informar às equipes de marketing e desenvolvimento de negócio sobre o sucesso ou fracasso de suas campanhas de vendas, eliminando a necessidade de classificar relatórios detalhados e variados para determinar os resultados de uma campanha.

“Algumas aplicações precisam ser certeiras na localização. Ao acessar um quarto de hotel por meio de aplicativo do celular, por exemplo, o aplicativo deve ter precisão da informação que passa, porque os quartos são muito próximos. Da mesma forma para identificar um equipamento em um hospital ou para encontrar um produto em uma loja ou supermercado”, declarou Becker.

Em termos de segurança, a plataforma conta com o Aruba ClearPass, ferramenta que fornece análises detalhadas sobre dispositivos conectados e aprimoram a capacidade de integração com terceiros. A plataforma também integra com o McAfee ePolicy Orchestrator (ePO), da Intel Security, e outras soluções do mercado, como parte da estratégia de ser aberta. “A mobilidade exige que o Wi-Fi trate de maneira segura o tráfego na rede. Cada tipo de tráfego precisa ser tratado diferente. Um mesmo aplicativo pode prover vários tráfegos diferentes, por exemplo. Esse dispositivo faz uma classificação de cada usuário para identificar cada tipo tráfego”, conclui Becker.

Foco em canais
Outro objetivo da Aruba é qualificar as ofertas de soluções por meio de canais. Para isso, a companhia anunciou o Partner Ready for Networking, novo programa para parceiros focado apenas nos negócios da Aruba. Quando um canal acessa a rede de programa da HPE e seleciona a categoria Networking, automaticamente será direcionado à Aruba. O programa terá início a partir de novembro.

A empresa possui, atualmente, cerca de 800 canais cadastrados no Brasil, sendo cem deles considerados “mais ativos”. Os principais distribuidores são Network1 e Arrow.

A mudança, de acordo com Juan Carlos Urdaneta, vai adequar o programa para ser específico para infraestrutura de redes, além de qualificar parceiros. A capacitação é ponto essencial destacado pela empresa, visto que, dentre os 800 parceiros, apenas 10% estão capacitados para operar equipamentos RF. Isso explica o objetivo da Aruba não ser necessariamente aumentar o número, mas, sim qualificar e entregar serviços.

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